sábado, 21 de julho de 2018

10 Anos do Filme: Batman o Cavaleiro das Trevas

Alguns filmes mesmo depois de uma década ainda guardam emoções indescritíveis. É o caso de Batman, o Cavaleiro das Trevas de 2008; ainda hoje é considerado pelos críticos o "melhor filme de super herói de todos os tempos."

Eu como sempre digo, sou leitora das Hqs e até hoje não entendo a eterna "briga" entre os fãs da Marvel e da DC; pois todos sabemos, acredito, que a DC surgiu nos anos 30 do Séc. XX com o Superman, Batman e a Mulher Maravilha e a Marvel somente nos anos 60 com o Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Hulk e outros. E quando surgia um "gibi"/hq para ler não importava a editora e sim o herói.!

Bem, o  filme arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias ao redor do mundo e mudou para sempre o panorama do cinema de super-heróis, estabelecendo um novo patamar para todas as obras seguintes do gênero. Além de ter forçado uma mudança nas regras do Oscar - após a exclusão de O Cavaleiro das Trevas  da lista de indicados à categoria Melhor Filme, a Academia decidiu expandir o número de vagas para 10 candidatos -, a obra-prima de Nolan é de um pioneirismo tecnológico inegável.
"Há dez anos o mundo se encantava com a excelência de um dos melhores trabalhos da carreira do diretor, roteirista e produtor Christopher Nolan (Amnésia, de 2000, e A Origem, de 2010). The Dark Knight (título original) se tornou um dos mais aclamados trabalhos dentro do universo dos super-heróis, fazendo com que este arrecadasse pouco mais de 1 bilhão de dólares, concedendo a produção a atual posição de 35º lugar na lista de maiores bilheterias da história do cinema – sendo sete dos seus antecessores filmes de super-heróis e o sétimo sendo a própria continuação dessa franquia (O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012).
 

O Cavaleiro das Trevas chegou aos cinemas no dia 18 de julho de 2008 com o propósito de marcar gerações, criar um novo legado para as adaptações da DC e, acima de tudo, mostrar o potencial de um dos mais famosos e amados justiceiros dos quadrinhos. O homem-morcego, encarnado pelo fantástico Christian Bale (Psicopata Americano, de 2000, e O Vencedor, de 2010), é, sem sombra de dúvidas, a melhor interpretação já feita dessa personagem. Com todo o respeito e consideração a todos os grandes atores que já viveram o vigilante noturno, Bale deu ao Batman a seriedade, maturidade e o ar sombrio que sempre faltou.

Graças ao direcionamento espetacular de Nolan, a trilogia do Batman emplacou uma nova perspectiva sobre a história de Bruce Wayne e o seu desejo de vingança. A névoa sombria que paira sobre esses três filmes é o seu maior diferencial quando comparado com os outros trabalhos. Além desse acerto, o diretor sabe muito bem como coordenar belíssimas cenas de ação. E, por conta de um roteiro muito bem cuidado e pensado, as falas do longa-metragem ecoam pela memória dos fãs que, ao lembrarem delas, se arrepiam. 

Atrelado a todas essas qualidades técnicas, o elenco que rege a orgânica e equilibrada trama é simplesmente espetacular. Ao lado de Bale como o próprio cavaleiro das trevas, temos a genialidade de Gary Oldman como o Comissário James Gordon; o talento de Maggie Gyllenhaal como Rachel Dawes; as lendas Michael Caine e Morgan Freeman interpretando, respectivamente, Alfred Pennyworth e Lucius Fox; e ainda a performance acertadíssima de Aaron Eckhart ao dar vida para o promotor Harvey Dent e o Duas-Caras, a sua versão transtornada e perversa.
 

Existe mais uma herança interpretativa que merece um destaque especial. Em seu penúltimo trabalho, o ator Heath Ledger agraciou o mundo com a sua arte. Dentro desse nebuloso mundo de Gotham, Ledger entrou ao público um Coringa para se guardar na memória. A interpretação do jovem ator foi magistral, uma das melhores de sua carreira, concedendo-o, inclusive, um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante. A maneira como o ator australiano interpretou o rival mor do homem-morcego é indescritível. Seu gestual, sua voz e aquele olhar insano são a marca registrada do seu Coringa. Improviso, aprofundamento e dedicação são algumas das melhores definições para o legado deixado por Heath Ledger em sua monumental atuação como o mais amado vilão de Gotham City."(coisadecinefilo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário