sexta-feira, 13 de julho de 2018

Hoje é o Dia Mundial do Rock

Eu já postei sobre o "lixo musical" que invadiu o Brasil ultimamente, entretanto, ainda sou fã incondicional do antigo e bom rock. Aquele que fazia sucesso nos anos 1980, 1990 e anos 2.000 e não deixo de ouvir um dia sequer, aliás, nesse momento meu rádio está ligado e como sempre estou ouvindo rock.
"Hoje, 13 de julho de 2018, é dia de rock no Brasil! Em bom português, hoje o Brasil festeja o Dia Mundial do Rock com shows por todo o país e a edição de música inédita.

Mesmo solitário na implantação da data, festejada no Brasil desde a segunda metade dos anos 1980, o país do samba e do futebol tem pouco ou nada a comemorar hoje.
 

É certo que a semente do rock continua a germinar no sangue e nos hormônios de adolescentes que descobrem a cada dia o poder de alguns acordes amplificados pelo toque de uma guitarra. Alguns desses adolescentes continuarão a hastear a bandeira do rock quando se tornarem adultos e levarão adiante o legado dos pioneiros dos anos 1950.
 

                      David Bowie

Mesmo assim, o fato é que o rock é minoria no Brasil pop sertanejo de hoje. Também é fato que, no mundo todo, o rap tomou do rock o lugar de contestação. É com o discurso falado do rap que os jovens bradam contra tudo e contra todos que acreditam estar fora da ordem.
 

Nem por isso deixam de existir roqueiros no mundo todo. Só que, no exterior, eles ainda estão mais visíveis. No Brasil, os roqueiros podem não ter voltado a ter cara de bandido – como a irreverente Rita Lee sentenciou em verso de Orra meu (1980) – mas retornaram para os guetos, para as garagens, para as margens do mercado fonográfico.
 

A indústria da música pop no Brasil dança conforme o ritmo do funk, do sertanejo, do arrocha e até do já decadente pagode. Já o rock parece ter sumido do mapa, das rádios, dos programas de televisão, das genéricas playlists, enfim, do universo pop nacional.
  

Nem o ouvinte mais pessimista poderia prever tal derrocada ao longo dos anos 1980, década em que o rock ditou modas, fez cabeças e dominou as paradas do Brasil no toque de bandas relevantes como Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs.
 

A hegemonia começou a ser diluída nos anos 1990, década áurea do pagode e da axé music, mas ainda havia rock no mainstream. A partir dos anos 2000, o rock foi progressivamente desaparecendo do mercadão para nostalgia de quem se achava moderno na década de 1980"( https://g1.globo.com/)
                                                 Corey Taylor

Nenhum comentário:

Postar um comentário