segunda-feira, 2 de julho de 2018

O Livro Harry Potter e a Câmara Secreta completa 20 Anos


20 anos de uma saga incrível e emocionante. E pensar que tem gente que nunca leu os livros ou assistiu aos filmes. E ainda tem os que torcem o nariz porque fala de bruxaria, isso em pleno Séc. XXI.! Sem contar os "fanáticos" religiosos que proíbem os fiéis de ler e os que já queimaram a coleção em praça pública.

Bem, enquanto eles fazem questão de criticar a autora inglesa J.K. Rowling, nós os pottermaníacos continuamos fiéis desde o lançamento do primeiro livro. E sim amamos os filmes e o trio de atores principais.  

Enquanto eu só consegui comprar um box novo em 2015 e olha que foi numa promoção da Saraiva...
no dia 28 de junho de 2018, já saiu em capa dura e está bem carooooooo...
" É o segundo livro dos sete volumes da série de fantasia Harry Potter,   tanto em termos cronológicos como em ordem de publicação, da autora inglesa J. K. Rowling.  Foi primeiramente publicado no Reino Unido pela editora londrina Bloomsbury em 1998.

O livro foi publicado no Reino Unido no dia 2 de julho de 1998 pela editora Bloomsbury e nos Estados Unidos em 2 de junho de 1999 pela Scholastic Inc.  No Brasil, a editora Rocco publicou o livro em agosto de 2000, e em Portugal em 17 de janeiro de 2000, pela editora Presença.  

Embora Rowling tenha achado difícil de terminar o livro, ele ganhou elogios e prêmios de críticos, de jovens leitores e da indústria literária, apesar de alguns críticos terem achado a história um pouco assustadora para crianças. 

Igual aos outros romances da série, Harry Potter e a Câmara Secreta desencadeou alguns debates religiosos;  autoridades religiosas condenaram o uso de temas mágicos, enquanto outros elogiaram sua ênfase em auto sacrifício e na maneira que o caráter de uma pessoa resulta em suas escolhas. 

Vários comentaristas notaram que a identidade pessoal é um tema forte no livro, e que este aborda questões de racismo através do tratamento com trouxas (não-bruxos). Alguns comentaristas consideram o diário como um aviso contra a aceitação pouco exigente de informações de fontes não fiáveis e que não podem ser verificadas. A autoridade institucional é retratada como egoísta e incompetente. O livro também é conhecido por ter ligações com o sexto romance da série, Harry Potter e o Enigma do Príncipe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário