sábado, 7 de julho de 2018

A Participação da Mulher na 2ª Guerra Mundial

Os livros didáticos falam da 2ª Guerra Mundial, 1938-1945, da bravura dos soldados, dos vilões alemães, japoneses, italianos, dos corajosos aliados,  mas e as mulheres? Por que será que elas não são mencionadas? Muitas não possuíam super poderes, entretanto, sua inteligência e coragem foram as armas mais letais que usaram durante a Guerra. 

Então, decidi postar sobre algumas mulheres que a grande maioria sequer ouviu falar, como a neozelandesa Nancy Wake conhecida como "Rato Branco" durante a guerra por sua capacidade de escapar dos soldados alemães.

"A neozelandesa Nancy Wake era jornalista em sua terra natal, mas depois de casar com um francês, se mudar para a França e ter seu novo lar ocupado por nazistas, ela decidiu que seu novo trabalho seria ser o pior pesadelo de Hitler.

Logo que a França foi ocupada, Nancy se juntou à Resistência Francesa e trabalhou ajudando soldados britânicos a escapar de volta ao Reino Unido. Em 1940 ela foi capturada, mas encarnando as habilidades de persuasão de Krystyna Skarbek, ela conseguiu convencer os oficiais de guerra que não era a mulher que eles estavam procurando. 


Depois de escapar, Nancy continuou seu trabalho na Resistência e logo se tornou uma das pessoas mais procuradas pela Gestapo, que oferecia uma recompensa de 5 milhões de francos pela sua cabeça. Mais tarde, ela foi para o Reino Unido e se juntou, como Krystyna Skarbek, à Executiva de Operações Especiais (SOE). Lá, ela descobriu que seu marido havia sido morto pela Gestapo e sua sede de vingança se intensificou.

Em 1944, Nancy foi enviada de pára-quedas de volta para a França para coordenar ataques da Resistência para o dia D. Em Auvergne, ela comandou uma incursão armada à central da Gestapo e a uma fábrica de armas alemã. Em uma dessas incursões, Nancy matou um sentinela alemão com as próprias mãos para impedi-lo de soar o alarme. Quando se viu separada de seu operador de rádio durante um contra-ataque alemão, ela caminhou duzentos quilômetros e pedalou outros 100 para contactar outro operador.

Felizmente, Nancy sobreviveu à guerra e foi reconhecida pelo Reino Unido com a medalha George; pelos EUA com a Medalha da Liberdade; e pela França com a Medalha da Resistência e três Croix de Guerres. Nancy morreu em 2011, aos 98 anos."(nodeoito.com/)

















 Esse filme de 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário