quarta-feira, 4 de julho de 2018

Nascido em 4 de Julho - Filme

Hoje, dia 4 de julho, os Estados Unidos estão em festa! O país, que tem sua população muito nacionalista em geral, completa seus 242 anos de independência do Império Britânico. Em feriado nacional, as comemorações pelo 4th of July invadem o país em suas mais diferentes formas, esperadas e planejadas durante todo o ano pela população patriota do local.

Em 3 de julho de 1776, em antecipação ao Congresso Continental que adotou a Declaração de Independência, John Adams  escreveu a sua esposa que o dia “será celebrado, pelas sucessivas gerações, como o grande festival de aniversário. Deve ser solene com pompa e desfiles, com [shows], jogos, esportes, armas, sinos, fogueiras e iluminações de um lado a outro deste continente a partir deste momento em diante, para sempre”.
Eles comemoram a data com muita festa, churrasco, piqueniques, festivais de música e arte e as tradicionais paradas que levam milhões de americanos às ruas.
 Festa na terra do Tio Sam e aqui aproveito para indicar o filme "Nascido em 4 de Julho" de Oliver Stone que foi lançado em 20 de dezembro de 1989 e ganhou o Oscar de melhor diretor em 1990.

 
"Juntamente com Platoon e Entre o Céu e a Terra, Nascido em 4 de Julho faz parte da trilogia de Oliver Stone sobre a Guerra do Vietnã. Aqui, o diretor faz um verdadeiro manifesto contra tudo o que envolve a guerra. Para tanto, a trama nos apresenta a Ron Kovic, um jovem patriota que se sente na obrigação de atravessar o planeta para matar ou morrer. O que leva alguém decidir seguir isso caminho?

Nascido em 4 de Julho desenvolve muito bem o seu personagem principal. Acompanhamos um Kovic criança que adora brincar de soldado e que ama o seu país. Mais crescido, depois de se sentir um tanto sem rumo e de se impressionar com a propaganda militar, ele torna-se um voluntário e embarca para o caos.

Analisando as cenas de batalha em termos estéticos e de ação, chegamos a conclusão que elas não são o ponto forte do filme, mas que cumprem o importantíssimo papel de mostrar como essa guerra foi absurda. Duas cenas extremamente fortes não me deixam mentir.

O fato é que Kovic é ferido e fica paralisado da cintura para baixo. E aí é que Nascido em 4 de Julho realmente começa. Kovic tem que encarar inúmeras provações durante sua recuperação. Em um ambiente hospitalar dos mais precários e semi-abandonado pela família, ele começa a repensar suas ideologias.

Indicado a 8 Oscars, o filme comprova o talento de Tom Cruise e de Oliver Stone, além de transmitir uma dolorosa e eficiente mensagem contra a barbárie da guerra. Nascido em 4 de Julho é uma experiência difícil e incômoda, mas necessária."(https://intratecal.wordpress.com)

                                                Ronald Lawrence Kovic - 71 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário