sábado, 21 de outubro de 2017

A Biografia de Stan Lee em HQs

O sabadão está quente e com jeito de que vai chover a qualquer momento. Aproveitando nosso merecido relax, depois de uma semana bastante agitada, vamos curtir a biografia em Hqs de Stan Lee. Eu duvido que alguém nunca tenha ouvido falar desse Sr. maravilhosoooooo.

"Stan Lee é provavelmente a maior lenda viva da indústria dos quadrinhos no mundo, digo isso no sentido do impacto causado por suas obras e a aura mítica que envolve sua personalidade. Diferente de outros autores, que por mais igualmente grandes que possam ser considerados, ficam reclusos da repercussão de seus trabalhos passados, e optam por um ostracismo de persona (O caso mais clássico que temos é o de Alan Moore).
 

Stan Lee abraça fortemente o legado que deixou, desfrutando cada segundo de seu sucesso, sempre bem humorado, participativo e virtuoso. Tais características o tornaram um dos mais amados artistas da atualidade, se não “O” mais amado, sempre marcando presença nas telas do cinema, agora não só em live-action mas também em animações (Como em Big Hero Six), é difícil não se apaixonar pela personalidade e carisma do maior criador de heróis da história, mesmo com toda a polêmica que permeou sua carreira. Conflitos criativos, carrasco em sua passagem de editor-chefe da Marvel, luta por direitos autorais, etc, tudo isso é abordado no primeiro lançamento em quadrinhos da editora “Novo século”, que inaugura seu novo selo de publicações com chave de ouro.
Em “Incrível, fantástico, inacreditável”, acompanhamos a trajetória completa do astro, desde sua infância até os dias atuais, em uma narrativa não-linear e metalinguística que orquestra os relatos em primeira-pessoa de Stan Lee com o cinismo, ironia e comédia pastelão/auto satírica de Peter David, que aproveitando da veia cômica de Lee, tem a oportunidade de voltar a seu velho estilo que consagrou em “Mulher-Hulk” nos anos 80.

Com a dinâmica da narrativa e o competente trabalho de ilustração de Coleen Doran, a HQ consegue resumir inúmeros arcos longos e burocráticos da vida do astro com poucos quadros de HQ, deixando a narrativa fluida e ao mesmo tempo completa, por não omitir nem pular alguma coisa importe da carreira do autor. Pelos olhos da lenda, vemos toda a trajetória da Marvel, além de também termos aspectos da vida pessoal de Lee explorados, seus dramas, obstáculos, perdas e ascensão na carreira, pincelando incontáveis elogios aos inúmeros “fodõe” da indústria que trabalharam ao lado de Stan; de Jack Kirby á Larry Lieber. Vemos aqui os reais sentimentos do astro sobre as polêmicas envolvendo sua suposta supremacia editorial e controle criativo intensivo, e podemos rever nossas opiniões, muitas vezes preconceituosas, a respeito de sua carreira e criações."(ovicio.com.br/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário