segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Os Presidentes do Brasil depois da Ditadura Militar

E as provas do ENEM se aproximam e para os alunos que realmente estão se preparando, irei postar informações sobre os Presidentes no pós - ditadura militar.
"José Sarney (24 de abril de 1930)- Nome Completo: José Sarney de Araújo Costa- Naturalidade: Pinheiro (MA)- Formação: Direito- Período de governo: 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990- Quando assumiu a presidência no lugar de Tancredo Neves, que faleceu logo após ganhar a última eleição indireta para presidente do país, falecendo antes mesmo de assumir, Sarney já tinha 30 anos de carreira política. Foi suplente de deputado federal, deputado federal e senador. Fez parte do PSD, da UDN, da Arena e foi um dos fundadores do PDS. Ao término de seu mandato presidencial, Sarney foi eleito senador e está no cargo até hoje.Sarney também possui uma carreira como escritor. Seu primeiro livro, "A pesca do curral", foi lançado em 1953, mesmo ano em que ele ingressou na Academia Maranhense de Letras. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, o ex-presidente lançou 24 livros até hoje.
Fernando Collor, o presidente do impeachment- Nome Completo: Fernando Collor de Mello- Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)- Formação: Ciências Econômicas- Período de governo: 15 de março de 1990 a 02 de outubro de 1992- Antes de se tornar o mais jovem presidente da república, Fernando Collor foi diretor da Gazeta de Alagoas e superintendente da Organização Arnon de Melo, ambas empresas de sua família. Iniciou sua carreira política durante a ditadura, como prefeito de Maceió em 1980. Depois disso, foi deputado federal pelo PDS, governador pelo PMDB e fundou o PRN.Primeiro presidente eleito por voto popular depois de 25 anos de ditadura militar, Collor teve um governo marcado por uma política econômica polêmica e ineficaz, e um escândalo de corrupção que o levou a renunciar ao cargo durante o processo de impeachment.O Senado aprovou a inabilitação política de Collor por oito anos e, em 2000, o ex-presidente tentou concorrer à prefeitura de São Paulo, mas foi impedido pelo TSE. Disputou o governo de Alagoas em 2002, mas perdeu no segundo turno. Em 2006, foi eleito senador por Alagoas.
Itamar Franco (28 de junho de 1930 – 2 de julho de 2011)- Nome Completo: Itamar Augusto Cautiero Franco- Naturalidade: Salvador (BA)- Formação: Engenharia Civil Eletrotécnica- Período de governo: 29 de dezembro de 1992 a 01 de janeiro de 1995- Vice de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência, inicialmente, em caráter provisório, quando o então presidente foi afastado pela CPI que investigava as denúncias de corrupção em seu governo. Foi empossado formalmente em 29 de dezembro de 1992, após a renúncia de Collor.Com a ajuda do então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, conseguiu começar a superar os problemas econômicos do país com a implantação do Plano Real, que previa a mudança da moeda, a redução dos gastos públicos, privatizações, etc.Nascido a bordo de um navio que ia de Salvador ao Rio de Janeiro, o engenheiro civil e eletrotécnico Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora por duas vezes antes de integrar a chapa de Collor na corrida pela presidência. Depois de seu mandato presidencial, foi Embaixador do Brasil em Portugal, na Itália e na Organização dos Estados Americanos, governador de Minas Gerais e senador.
Fernando Henrique Cardoso (18 de junho de 1931)- Nome Completo: Fernando Henrique Cardoso- Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)- Formação: Sociologia- Período de governo: 1° mandato: 01 de janeiro de 1995 a 01 de janeiro de 1999 / 2° mandato: 01 de janeiro de 1999 a 01 de janeiro de 2003O sucesso do Plano Real garantiu ao ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso (FHC) uma vitória fácil nas eleições realizadas em 1994, e seu governo foi voltado para a manutenção da estabilidade econômica. Com isso e com a aprovação da emenda constitucional da reeleição, FHC foi o primeiro presidente pós-ditadura reeleito, ficando no cargo por oito anos.Antes de ser presidente e ministro da Fazenda, FHC foi ministro das Relações Exteriores entre 1992 e 1993, e duas vezes senador. O sociólogo começou sua carreira política como senador suplente pelo MDB. Mais tarde, FHC foi um dos fundadores do PMDB e do PSDB, ao lado de Franco Montoro e Mário Covas.FHC começou a dar aulas na Faculdade de Economia da USP antes mesmo de se formar e chegou a lecionar em universidades do Chile, da Argentina, México, França, entre outras. Atuou no Centro de Sociologia Industrial e do Trabalho e na Comissão Econômica para América Latina, entre outros, e obteve doutoramento honoris causa em mais de 20 universidades.
Luiz Inácio Lula da Silva (27 de outubro de 1945)- Nome Completo: Luiz Inácio Lula da Silva- Naturalidade: Garanhuns (PE)- Formação: Torneiro mecânico- Período de governo: 1° mandato: 01 de janeiro de 2003 a 01 de janeiro de 2007 / 2° mandato: 01 de janeiro de 2007 e 01 de janeiro de 2010. Candidato à presidência desde a primeira eleição pós-ditadura, Lula só conseguiu vencer o pleito na primeira eleição dos anos 2000. Antes de tentar ser presidente, contudo, ele Lula já havia sido o deputado federal mais votado do país para a Assembleia Constituinte e participado das "diretas-já", da fundação da CUT e da fundação do PT.Entre 1969 e 1978, Lula foi eleito suplente da diretoria, primeiro-secretário e, por duas vezes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. À frente do sindicato, liderou duas grandes greves, como não se via há dez anos no país. Percebendo a necessidade de ter políticos representando os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional, decidiu investir numa carreira política.Sétimo filho de uma família de migrantes pernambucanos, Lula completou apenas o ensino fundamental. Ainda assim, recebeu 27 títulos de doutor honoris causa. Conseguiu seu primeiro emprego aos 12 anos, algum tempo antes de ingressos num curso de torneiro mecânico do Senai e tornar-se metalúrgico."(www.gazetadopovo.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário