terça-feira, 3 de outubro de 2017

Censura nas Redes Sociais da China

Será que os jovens que andam pedindo o "retorno da ditadura militar", período em que sequer eram nascidos, seriam capazes de viver sem as redes sociais? Será que já imaginaram ficar sem WhatsApp? Postar vídeos, receber mensagens, fotos, fazer críticas ao governo?

Eu acredito que sequer imaginam que na ditadura a censura é o elemento mais importante do regime. E como a grande maioria é desinformada mesmo na era digital, seria muito bom ler como é na China socialista, sim ela ainda é socialista e uma ditadura repressora.!

E nem mesmo  BoJack Horseman, desenho animado da netflix,  escapou da censura e  há dois dias atrás BoJack teve sua estreia no país e o governo já a censurou. Uma parceria entre uma rede de streaming chinesa havia sido feita, mas acabou rapidamente. De acordo com o representante da rede, foi declarado apenas que “alguns ajustes precisam feitos” nos episódios.

Os servidores do WhatsApp na China vêm detectando, desde a semana passada, bloqueios atribuídos ao governo do país. De acordo com a agência EFE, a medida de censura ocorre por conta da proximidade do Congresso do Partido Comunista, em 18 de outubro, que pode definir mudanças na cúpula do regime.

De modo geral, dissidentes e ativistas utilizam o WhatsApp para não terem de recorrer a aplicativos desenvolvidos no país, como o WeChat, que repassariam informações ao governo. Usuários reclamam que o regime constantemente atua em prejuízo do WhatsApp com o intuito de favorecer os concorrentes.

"A China é conhecida pela sua forte censura na Internet. Além de vários filtros para a grande maioria dos websites, a Internet é controlada pelo governo para limitar todas as informações que são partilhadas externamente.

A rede social chinesa Weibo é uma das maiores no pais, e apesar de ter mantido uma certa liberdade no que respeita à partilha de informações pelos seus utilizadores, isto pode vir a mudar. De acordo com o portal 9to5Mac,  as autoridades encontram-se a pressionar a rede social para criar a sua própria equipa de censura, com o objetivo de modificar os conteúdos que são partilhados pelos utilizadores na plataforma.
 

A equipe será inicialmente composta por mil funcionários, os quais teriam como tarefa procurar pela plataforma mensagem que sejam vistas como ilegais ou um problema para a “segurança nacional, a proteção pública e a ordem social” no pais.

Para incentivar os funcionários, estes iriam recebes bonus conforme as mensagens que fossem deletadas pelos mesmos, os quais podem ir desde pagamentos em dinheiro a outros tipos de regalias, como iPhones,  computadores ou smartphones.
 

Esta medida demonstra novamente o quanto a China se encontra a isolar do resto do mundo na Internet, ao elevar a sua conhecida firewall. A obrigação de levar a rede social a criar a sua própria equipa de censura também pretende intimidar os utilizadores, levando a que estes fiquem com receio de partilhar as mensagens publicamente na plataforma."(https://tugatech.com.pt)


Nenhum comentário:

Postar um comentário