domingo, 29 de outubro de 2017

Dia Nacional do Livro

 Manhã fresca, 20º C, depois da chuva da madrugada; sol tímido tentando iluminar nosso dia. Música suave tocando na Centro América FM; o jornal esperando para ser lido, um filme para ser curtido ao longo do dia... 

Domingo é sempre perfeito para um relax e ainda mais quando é o Dia Nacional do Livro. Aliás, eu sempre digo que ler um bom livro não precisa de um dia especial, entretanto, para quem não possui esse hábito salutar é bom saber que ele existe.

"Em 1810, no dia 29 de outubro, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e a Biblioteca Nacional foi inaugurada. Posteriormente, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional do Livro.

A comemoração traz a tona um assunto que está ficando esquecido por conta da tecnologia: a leitura para as crianças. Antigamente, a tradição de ler histórias para os filhos era comum, mas hoje, com a TV e a internet, muitos pais abandonaram esse hábito. Dessa maneira, o incentivo à leitura está ficando cada vez mais escasso.
No entanto, é preciso lembrar a importância da leitura na infância. A prática estimula a imaginação, ajuda no aprendizado e desenvolvimento da linguagem e desperta hormônios do prazer e do relaxamento. Além disso, se a criança tem contato com os livros desde pequena, a probabilidade de no futuro ela manter esse contato é muito grande. Assim, os livros estarão sempre presentes no crescimento e desenvolvimento da criança.

Para os adultos, também existem diversos benefícios adquiridos com a leitura. Entre eles estão: desenvolver o senso crítico, entrar em contato com outras culturas e estilos de vida, melhora da escrita, conhecer sobre diversos assuntos e sentir o prazer de viajar com os livros."(www.jornaljr.com.br)


No dia 29 de outubro de 1810, com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, originou-se a Biblioteca Nacional. O fato está ligado à vinda da família real ao Brasil e é para celebrar essa data que foi ... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1029---dia-nacional-do-livro.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário