quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Como Desfrutar do Hábito da Leitura?

Eu resolvi novamente postar sobre o hábito de leitura, porque estou chocada com as notas baixas que os alunos tiraram na prova de português. E nem era sobre gramática, mas interpretação de textos; e imagino a tristeza de minha colega quando olhar as notas... E olha que corrigi apenas as provas de um 3º ano.!

Ler é um dos meus hobby adquiridos na infância, já escrevi aqui sobre isso,  e até hoje leio muito mais do que os 4,96 livros que a maioria das pessoas lê por ano. E acho inconcebível não escrever bem porque não se sabe interpretar um texto.

O pior de não gostar de ler é não ter argumentos para fundamentar sua redação, afinal o ENEM  é visto sob a óptica da redação e não dos conhecimentos das Áreas memorizadas!. E na era digital o livro pode ser lido na tela mesmo, ao invés de baixar vídeos que não aumentam em nada seu intelecto, por que não uma leitura edificante? Assim quem sabe neste ano, teremos mais de 77(setenta e sete) redações com nota mil!

"Para adquirir o hábito de ler, deve-se avançar gradualmente, em vez de logo escolher um livro clássico, composto por inúmeras páginas. Comece lendo aquilo que mais o agrada. Se você é uma pessoa que gosta de esportes, procure cadernos esportivos em jornais, revistas especializadas, biografias sobre grandes nomes e textos em geral que tratem do assunto. O mesmo se aplica a cinema, turismo, curiosidades etc.: qualquer tema é válido para abrir as portas à leitura.

Outra dica importante é aproveitar todas as “brechas” do seu tempo para ler. Tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas com um livro na mão ao entrar em um ônibus ou metrô, ao sentar-se em uma sala de espera de um consultório ou até mesmo em filas de banco. Esses momentos em que, aparentemente, nada de útil pode ser feito (a não ser esperar) são ótimas oportunidades para sacar da bolsa um livro. Além do prazer da leitura, a companhia de um livro vai fazer com que o desconforto da espera seja minimizado.

Se preferir, institua um horário para leitura. Pode ser antes de dormir, naqueles 10 minutos do horário de almoço que (às vezes) restam. Ritualizando essa prática, facilmente, ler se tornará parte de sua rotina.

Uma recomendação importante: tire proveito daquilo que você lê. Reflita sobre o assunto abordado nas leituras, discorde ou concorde, converse com outras pessoas sobre seu ponto de vista. Essa é uma forma de colocar em prática o que você leu e de exercitar sua argumentação e seu vocabulário.

Não há formulas mágicas para nos tornar leitores assíduos. É preciso dedicação e perseverança até que comecemos a ler rotineiramente, por prazer e não por obrigação. O hábito de leitura, há tanto tempo incorporado pelas culturas norte-americana e europeia, parece que está se difundindo no Brasil cada vez mais, embora isso ainda ocorra de forma bastante vagarosa.

E quem mais ganha com o aumento da prática da leitura? Os próprios leitores, que passarão a explorar realidades e mundos diferentes dos seus, por meio da imaginação, a se comunicar melhor no dia a dia, a adquirir um vocabulário mais amplo, e, consequentemente, a ter melhores chances de crescer em suas carreiras.

Leitura é alimento, é fonte de vida! Desfrute-a!"(escreverbem.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário