domingo, 15 de outubro de 2017

Qualidades do Professor - Cecília Meireles

                  Às vezes alguma turma lembra que também celebramos aniversário.

O domingão amanheceu gelado, 17º C, e um sol tímido já começa a surgir no céu nublado. Nem precisa dizer que já realizei todos os rituais matinal como: ler o jornal, beber minha caneca de chocolate e ouvir a boa música na Centro América FM. 

E hoje é Dia do Professor e amanhã os alunos nem se lembrarão de nos cumprimentar. Entretanto, nós lembramos... Mesmo não tendo a devida valorização por parte dos governantes, continuamos seguindo nossa profissão; mesmo que por vezes pensamos em desistir por causa da falta de interesse dos alunos continuamos; e como diz Cecília Meireles possuímos algumas qualidades louváveis para serem apreciadas pelos adolescentes que estão sob nossos cuidados!.


"Se há uma criatura que tenha necessidade de formar e manter constantemente firme uma personalidade segura e complexa, essa é o professor.

Destinado a pôr-se em contato com a infância e a adolescência, nas suas mais várias e incoerentes modalidades, tendo de compreender as inquietações da criança e do jovem, para bem os orientar e satisfazer sua vida, deve ser também um contínuo aperfeiçoamento, uma concentração permanente de energias que sirvam de base e assegurem a sua possibilidade, variando sobre si mesmo, chegar a apreender cada fenômeno circunstante, conciliando todos os desacordos aparentes, todas as variações humanas nessa visão total indispensável aos educadores.
 


É, certamente, uma grande obra chegar a consolidar-se numa personalidade assim. Ser ao mesmo tempo um resultado — como todos somos — da época, do meio, da família, com características próprias, enérgicas, pessoais, e poder ser o que é cada aluno, descer à sua alma, feita de mil complexidades, também, para se poder pôr em contato com ela, e estimular-lhe o poder vital e a capacidade de evolução.

E ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento.

E ter imaginação para sugerir.

E ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados.

E saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada criatura, fornecendo-lhe cores luminosas para se definir, vibratilidades ardentes para se manifestar, força profunda para se erguer até o máximo, sem vacilações nem perigos. Saber ser poeta para inspirar. Quando a mocidade procura um rumo para a sua vida, leva consigo, no mais íntimo do peito, um exemplo guardado, que lhe serve de ideal.

Quantas vezes, entre esse ideal e o professor, se abrem enormes precipícios, de onde se originam os mais tristes desenganos e as dúvidas mais dolorosas!

Como seria admirável se o professor pudesse ser tão perfeito que constituísse, ele mesmo, o exemplo amado de seus alunos!

E, depois de ter vivido diante dos seus olhos, dirigindo uma classe, pudesse morar para sempre na sua vida, orientando-a e fortalecendo-a com a inesgotável fecundidade da sua recordação."

(*Publicado no Diário de Notícias, Rio de Janeiro, em 10 de agosto de 1930.)

                                                 
                                                  

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