sábado, 5 de maio de 2018

Forte de Copacabana

Eu adoro o Rio de Janeiro e nada como visitar os pontos culturais da Cidade Maravilhosa. O Forte de Copacabana tem uma história fabulosa e agora ali funciona o Museu do Exército. Eu amei conhecê-lo, mas nada como tomar um café na réplica da Confeitaria Colombo.
 E o mais interessante foi estar no local onde o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon estudou e trabalhou.
"Em 1922, foi palco do episódio militar conhecido como Os 18 do Forte, em que um grupo de militares se rebelou, sem sucesso, contra as tropas leais a Epitácio Pessoa. Hoje o lugar sedia o Museu Histórico do Exército.

O Forte de Copacabana está localizado sobre uma ponta de pedra encravada no mar. Com paisagem privilegiada que abrange a praia do Arpoador de um lado,e do outro, a curva inteira da praia de Copacabana até o Leme. Ao mesmo tempo, está em meio a um dos bairros mais populosos da cidade do Rio de Janeiro.

Ocupando uma área total de 114.169m2, o Forte de Copacabana foi inaugurado em 1914, considerada " a mais moderna Praça de guerra da América do Sul" também foi a última fortificação construída no Brasil, mas nem por isso deixou de participar de importantes momentos da história na República, como o marcante movimento de 1922, dos "Dezoito do Forte".
Em 1987, com a extinção das Baterias de Artilharia de Costa, o Forte passou a ter função de Museu Histórico do Exército , cuja finalidade é preservar a história do exército de modo representativo, através de seu acervo e de realizações de exposições permanentes e temporárias, eventos e comemorações.
O passeio é enriquecido não só pela magnífica paisagem, em área de preservação ambiental, com uma reserva de vegetação costeira nativa, mas também, pelo percurso do imponente monumento do Museu, que proporciona diversas atividades ao visitante.
Nos salões de exposição, apresentadas em módulos, encontram-se os fatos da História, (1500/1889) reproduzidos por quadros figurativos, sugerindo a teatralização de cenas representadas, com auxílio de luzes e movimentos. Acervo fotográfico e documental e seção histórica onde são feitas as pesquisas .Museografia, restauração e biblioteca fazem parte das atividades que são oferecidas na sua programação diária ,e que tornaram o Museu Histórico do Exército, um cenário cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário