domingo, 27 de maio de 2018

Motivos para andar de Bike

O domingo está ensolarado apesar do vento frio, os pássaros não estão fazendo aquela costumeira algazarra. Mesmo assim ainda posso ouvir sons tímidos vindo das copas das árvores.

Nos jornais ainda se comenta sobre a greve dos caminhoneiros que parou o Brasil, desde o dia 21/5, por causa do custo do óleo diesel. "O preço dos combustíveis passaram a ser ajustados quase diariamente pela Petrobras, os mais de 1 milhão de autônomos começaram a sofrer achatamento da renda à medida que o diesel aumentava nas bombas."
Para os desinformados, desde o dia 5 de outubro de 2017 que os caminhoneiros vem reclamando sobre a alta dos combustíveis e como foram ignorados, então, em 21 de maio começou a manifestação.  E o Brasil que é totalmente servido por rodovias, entrou em colapso e esperamos que tudo se resolva, uma vez que além de postos fechados, o abastecimento nos supermercados e feiras já pode ser sentido.

O Brasil inteiro está ficando horas e horas nas filas para encher o tanque de gasolina ou etanol. Mas, o que me chamou a atenção foi ninguém apresentar uma alternativa de transporte saudável para se chegar ao trabalho ou as escolas: as bicicletas.

Adotar a bicicleta para trabalhar, ir à universidade ou escola significa ter mais tempo, mais dinheiro, mais saúde  e mais produtividade. Ou seja, ter mais qualidade de vida. Então, o que todos estão esperando para usá-las? Eu não sei andar de bicicleta, entretanto, quem tem uma ou sabe andar, por que não?
 
"1. Espelho, buzina e iluminação são obrigatórios por lei. Capacete não, mas é recomendado.

2. Suar não é obrigatório. Vá em uma velocidade baixa e constante e use roupas leves – melhor se forem de algodão. Se estiver muito calor e seu escritório não possuir chuveiro, é bom deixar um nécessaire com lenço umedecido e desodorante na gaveta da sua mesa.
 

3. Manutenção é importante. Procure fazer a manutenção a cada dois meses para conservar a bike por mais tempo. Evite molhar a bicicleta e subir e descer de calçadas, isso diminui o tempo útil da bicicleta.
 

4. Melhor evitar o trânsito intenso. Avenidas muito movimentadas ou vias de alta velocidade são perigosas demais para um ciclista.

5. Você pode sofrer bullying dos colegas. Ainda tem gente que acha que preferir a bike a um carro é coisa de maluco – ou coisa de quem não tem dinheiro no banco para comprar um veículo. Não se abale.
 

6. Bagageiro é melhor do que mochila. Carregar algo nas costas enquanto pedala é desconfortável e pode amassar a sua roupa. Melhor colocar seus pertences em um alforje ou cestinha
 

7. Pedalar diminui o estresse. Ao andar de bicicleta, o sangue é mais bem bombeado para o cérebro e há liberação de endorfina, um neurotransmissor também conhecido como hormônio do prazer."(https://exame.abril.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário