segunda-feira, 14 de maio de 2018

Parabéns, George Lucas

E hoje o Sr. George Walton Lucas Jr. completa 74 anos de genialidade. E mesmo longe da web por longos 15 anos, é impossível não agradecê-lo para sempre por nos ter apresentado a Saga Star Wars. E o mais incrível é que grande parte dessa nova geração não sabe quem é ele; um anátema para nós fãs de carteirinha da Saga desde 1977. Então, eu irei postar aqui algumas curiosidades sobre ele...

"1 - Ele é apaixonado por carros

Apaixonado talvez não seja o suficiente para descrever o quanto o diretor adora automóveis. Durante a juventude na cidade de Modesto, George Walton Lucas Jr. participava de várias corridas fora de circuito e, inclusive, pretendia se tornar um piloto profissional quando se formasse.
A devoção, no entanto, quase lhe custou sua vida: em junho de 1962, quando tinha 18 anos, Lucas sofreu um acidente enquanto dirigia, o que fez com que deixasse os veículos de lado para se focar em filmes.

2 - George Lucas estudou para se tornar um cineasta

Em um primeiro momento, ele foi estudante da Modesto Junior College, uma faculdade comunitária na cidade onde cresceu. Durante esse período, o jovem estudou assuntos como antropologia, sociologia e literatura.
O interesse por cinema o fez pedir transferência para a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia, uma das pioneiras em cursos sobre o assunto. Foi nessa época que ele conheceu alguns dos amigos que se tornariam seus principais colaboradores e nomes do cinema, entre eles, um rapaz chamado Steven Spielberg.

3 - Começou do começo

Nos primeiros anos de sua carreira, o cineasta trabalhou como assistente de produção, operador de câmera e editor de documentários e grandes filmes, entre eles O Caminho do Arco-Íris (1968) e Caminhos Mal Traçados (1969), ambos dirigidos por Francis Ford Coppola, que viria a se consagrar alguns anos depois com O Poderoso Chefão.

4 - Foi pioneiro

Lançado em 1971, seu primeiro filme, THX 1138, foi uma nova versão do curta-metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB que realizou durante a faculdade. O longa se passa em um futuro distópico no qual a população é controlada por uma polícia de androides e é obrigada a usar drogas para reprimir suas emoções.
THX 1138 foi produzido por Francis Ford Coppola e estrelado por Robert Duvall e, apesar de ter conquistado os críticos, não foi bem nas bilheterias. Atualmente o filme é considerado um clássico cult da ficção científica.

5 - De segunda

Dois anos após a estreia de THX 1138, George Lucas acertou a crítica e o público com o filme Loucuras de Verão, que acompanha as aventuras de um grupo de adolescentes durante uma noite. O longa recebeu cinco indicações ao Oscar,  inclusive às categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor. A obra não ganhou, mas fez um barulho tanto pelo trabalho de Lucas quanto pelo desempenho do jovem elenco, que contou com Ron Howard, que veio a dirigir O Código da Vinci (2006) e Solo: Uma História Star Wars (2018)  e Harrison Ford, que viria a se tornar um dos maiores astros de Hollywood  nas décadas a seguir.

6 - Uma Odisseia no Espaço

No fim da década de 1970, o diretor quis tentar fazer a ficção científica pela segunda vez. Inspirado pelos filmes do personagem Flash Gordon, aventuras espaciais lançadas a partir dos anos 1930, o cineasta escreveu o roteiro de Guerra nas Estrelas, um longa que conta a história de Luke Skywalker, um jovem que embarca em uma aventura para salvar a galáxia das forças malignas do Império.
O filme teve vários problemas durante a produção, e contou com um elenco praticamente desconhecido ao público. Ainda assim, foi um sucesso comercial: a obra arrecadou mais de US$ 775 milhões de bilheteria, uma raridade para a época, e inspirou brinquedos, quadrinhos, livros e diversos tipos de produto. Isso além, é claro, de outros filmes, como O Império Contra-Ataca (1980) O Retorno de Jedi (1983).

7 - Mente criativa

Antes de lançar o primeiro episódio de Star Wars, Lucas escreveu a história The Adventures of Indiana Smith, uma versão moderna dos clássicos dos anos 1930 e 1940. Com a ajuda do roteirista Philip Kaufman, ele desenvolveu o roteiro do que viria a se tornar Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro filme da franquia "Indiana Jones".
O longa sobre o arqueólogo contratado pelo governo norte-americano para encontrar uma relíquia antes dos nazistas demorou quase uma década para ser gravado, mas quando a hora chegou, estava tudo nos conformes: Steven Spielberg, amigo de faculdade de Lucas, foi chamado para dirigir, e Harrison Ford, colaborador de longa data de Lucas, foi escolhido para viver o protagonista.
Os Caçadores da Arca Perdida fez um baita sucesso e inspirou outros quatro filmes lançados na década de 1980 e, mais recentemente, em 2008.

8 - Descanso

Desde 2012, o diretor vive uma "semi aposentadoria". Ele vendeu sua empresa, Lucasfilm, para a Disney por US$ 4 bilhões e pediu que a produtora Kathleen Kennedy, assumisse o comando a partir de então. Na ocasião, Lucas afirmou querer focar em filmes menores e independentes, e tem atuado como consultor nas séries de TV e filmes de Star Wars.
Nos últimos anos, ele ajudou nas gravações do longa Esquadrão Red Tails (2012) e escreveu o roteiro da animação Magia Estranha (2015)."(https://revistagalileu.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário