domingo, 6 de maio de 2018

Livro: 1968 - Quando a Terra Tremeu

O domingão amanheceu nublado depois da chuva de ontem, mas os pássaros estão alegres e cantando sua sinfonia de todas as manhãs. Nos bebedouros dos beija-flores também posso ver outros pássaros que não sei os nomes disputando uma vaguinha...

E como a leitura é essencial para escrever uma excelente redação indicarei um livro que acabou de sair e traz um dos assuntos mais badalados do final dos anos 60: Maio de 1968 em Paris.

Não só escrever, mas conhecer com propriedade a História Mundial e do Brasil deve fazer parte de nosso arcabouço teórico, para não sair afirmando bobagens nos grupos de amigos da web.
"Considerado um ano-chave para a história mundial e brasileira, 1968 foi um ano repleto de episódios emblemáticos como o Maio Francês e a Primavera de Praga, na Europa, e a Passeata dos Cem Mil e a imposição do temido AI-5 em um Brasil subjugado pelo regime militar.

Cinquenta anos depois, em um ano que muito se assemelha em alguns quesitos a este 68, a editora Vestígio, pertencente ao Grupo Autêntica, apresenta 1968: Quando a Terra Tremeu.

De autoria do jornalista Roberto Sander, o livro não se limita em apresentar os acontecimentos políticos que marcaram o período. Tendo seus capítulos divididos tema a tema, mês a mês, a narrativa de Sander permite que o leitor percorra os mais variados assuntos: guerra, ciência, moda, comportamento, esporte e cultura em geral.

Os mais diversos personagens e fatos relevantes do ano estão presentes na obra, que percorre de forma bastante didática como um almanaque desde a Guerra do Vietnã; a primeira visita de Mick Jagger ao Brasil; a África do Sul, em pleno Apartheid, onde acontecia o primeiro transplante de coração bem-sucedido do mundo; a Havana, onde Fidel Castro fazia um expurgo no Partido Comunista cubano; até as viagens espaciais que preparavam a chegada do homem à Lua.
De acordo com a jornalista Cristina Serra, o livro ajuda a compreender melhor o Brasil e o mundo atual. “No aniversário de meio século do ano que ‘não terminou’, o livro de Roberto Sander nos mostra que muitos daqueles dilemas com os quais o Brasil e o mundo se defrontaram ainda nos desafiam”, declara.

Para o autor, 1968 acabou dando início a transformações profundas que influenciaram toda a sociedade em um brevíssimo espaço de tempo, e seu objetivo foi exatamente de compreender essas mudanças. “A tentativa foi a de buscar um entendimento ainda maior de 68 e do seu significado como um dos períodos mais turbulentos e criativos já postos à luz da história. Não por acaso, meio século depois, ele ainda fascina, assombra, surpreende e seduz”, afirma."(mafiadoslivros.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário