sexta-feira, 25 de maio de 2018

Parabéns, Sir Ian Mckellen

E hoje, é aniversário de 79 anos de Sir Ian Mckellen, nosso amado Gandalf. Mesmo tendo assumido ser gay no longínquo ano de 1988, isso não impediu de ser admirado por todos os cinéfilos do mundo. Seu talento e carisma são muito mais importante do que sua opção sexual. Viva longa e próspera ao eterno mago Gandalf.
 

 "Conhecido por interpretar Gandalf nas franquias O Senhor dos Anéis e O Hobbit,  Sir Ian Murray McKellen é um ator britânico nascido em 1939. Embora seja famoso por seus papéis nas telonas, McKellen começou a carreira em 1961 no teatro. Entre as décadas de 1970 e 1980, era uma figura conhecida no teatro britânico, interpretando diversos personagens Shakespearianos.

Foi somente na década de 1990, por ajudar a escrever e por atuar em Richard III, que o ator começou a receber atenção mundial. Quatro anos depois, conquistou o papel do vilão Magneto na franquia X-Men. Durante as filmagens, foi convidado para interpretar o mago Gandalf, e foi o único ator da franquia de Peter Jackson a receber uma indicação ao Oscar por melhor ator coadjuvante. A partir de então, já apareceu em grandes produções hollywoodianas como O Código Da Vinci e a versão live-action de A Bela e a Fera.

1. Ele declarou ser homossexual publicamente aos 49 anos
 

Em 1988, durante um programa de rádio da BBC, ele participou de uma conversa com o Ministro do Interior Michael Howard sobre uma legislação para proibir o ensino sobre a homossexualidade nas escolas. No fim da conversa, Howard pediu um autógrafo para McKellen, que aceitou prontamente e escreveu: “F***-se, eu sou gay”. Ele é considerado a segunda pessoa que mais advoga pela causa LGBT no mundo, segundo a lista Pride Power de 2017.
 

2. Ele é um Cavaleiro da Ordem do Império Britânico
 

Em 1991, foi condecorado com a mais alta honraria da Inglaterra por seu trabalho na arte e se tornou um “Sir”.
3. Ele rejeitou o papel de Dumbledore
 

Mas isso não impede que ele seja frequentemente confundido com o poderoso diretor de Hogwarts, a escola de bruxaria de Harry Potter. Em 2009, McKellen teria dito que ele “interpreta o mago real — o melhor mago”.
 
4. Ele não leu O Senhor dos Anéis logo de cara
 

Em uma entrevista, o ator admitiu que se baseou somente no roteiro quando aceitou e começou a trabalhar no papel.
 

5. Mas se baseou no próprio Tolkien para criar Gandalf no cinema
 

O diretor Peter Jackson afirma que a performance de McKellen foi inspirada em ninguém menos que o próprio J.R.R. Tolkien, autor da série. Para isso, os dois estudaram entrevistas e ouviram gravações do autor."(https://revistagalileu.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário