quinta-feira, 26 de junho de 2014

Máquina de Costura Singer

Minha mãe, D. Iracema, neste exato momento está costurando em sua moderna máquina singer. Isso me deu a idéia de escrever sobre a história da Singer no Brasil. A mãe já teve uma máquina igual da foto acima e por mais de quarenta anos ela nos sustentou costurando para as senhoras ricas de Cuiabá. E nunca nos deixou aprender a costurar porque segundo ela é "uma profissão ingrata"...
 
"Singer Corporation é uma fabricante de máquinas de costura que iniciou suas atividades nos Estados Unidos. Foi fundada com o nome I.M. Singer & Co em 1851, pelo empresário e inventor Isaac Singer e o advogado nova-iorquino Edward C. Clark.
A idéia de se costurar através de uma máquina surgiu no ano de 1760 e passou muito tempo despercebida. Inúmeros inventores desenvolveram projetos e patentearam novos modelos de máquinas de costura, porém, nenhum deles era prático.
A construção da primeira máquina de costura Singer, há mais de 150 anos, representou o ponto de partida de uma evolução que proporcionou a todas as mulheres, em todos os pontos do globo, os meios para realizarem suas tarefas de costura de forma mais produtiva, reduzindo os custos e o tempo despendido na confecção de roupas.
No ano de 1850, o Sr. Isaac Merrit Singer (mecânico, ator e inventor) conheceu, na oficina do Sr. Orson Phelps, uma máquina de costura. Ao analisar cuidadosamente o seu funcionamento, sugeriu modificações que revolucionaram sua fabricação. Em onze dias, estava pronta a primeira máquina de costura realmente eficiente. Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte, em 1875, aos 63 anos.Em 1851, o Sr. Isaac Singer fundou a SINGER, que inicialmente enfrentou sérios problemas para introduzir seu produto, pois o público não acreditava que a máquina funcionava corretamente. Mas, aos poucos, o produto foi ganhando credibilidade."(Infopédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário