quarta-feira, 4 de junho de 2014

Os "Superpoderes da Leitura"

Na Revista Veja do dia 14 de maio de 2014, a reportagem de capa era "Os Superpoderes da Leitura diz que  "ler ficção cria bons estudantes, melhora a capacidade de relacionamento e ativa os lugares certos do cérebro".
E ainda tem aluno que não gosta de ler nem nosso livro didático, que convenhamos é bastante reduzido, uma vez que foi organizado para o ENEM.

A reportagem destaca alguns estudantes que são excelentes leitores como "Luana Lopes Lara, 17 anos, aprovada em Harvard, Yale e Stanford e durante suas entrevistas teve de declarar um livro indispensável. Escolheu Dom Casmurro. Segundo ela "a faculdade quer saber se o aluno tem o hábito da leitura e, mais ainda, uma visão crítica".

"Marcos Santana de Oliveira e Roger Leite Lucena, ambos têm 19 anos, eles são primeiro e segundo lugar no vestibular de 2014 no ITA. Eles são fãs de Sherlock Holmes a Júlio Verne; da Bíblia a Machado de Assis, Bernardo Guimarães e Lima Barreto". Eles dizem " isso ajudou a aumentar meu vocabulário, estruturar frases, ideias e pensar rápido sem cansar".

Já o estudante "Maurício Lorenzetti, 19 anos, uma das maiores notas de ingresso na Unicamp, onde cursa engenharia da computação, gosta de 1984, de George Orwell, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, etc.  Ele diz "ler não só enriquece o vocabulário e o conhecimento como me faz interpretar bem um texto ou as questões de uma prova".

O bom leitor lê tanto a ficção quanto os clássicos, assim vai formando seu arcabouço teórico e ideológico necessário para o desenvolvimento de sua intelectualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário