domingo, 6 de julho de 2014

A Planta Pariparoba

 Aqui em minha residência existe três jardins e em todos eles é possível encontrar plantas medicinais.
No jardim central junto ao muro está plantado a pariparoba que a mãe colhe para fazer chá para o figado ou cozinha como couve.

Desde criança utilizamos como remédio e não gosto dela por ser extremamente amarga. Minha mãe costuma dizer que o remédio amargo é que cura as doenças. Ao entardecer, enquanto regava as plantas resolvi escrever sobre ela e mesmo aqui em Cuiabá sendo "inverno" ela está verde e brilhante.

A pariparoba é uma planta originaria da mata atlântica brasileira, e ocorre nos estados da Bahia (região sul), no Espirito Santo, em Minas Gerais e no estado de São Paulo. Seu nome científico é Piper Peltatum, é classificada como uma planta medicinal, pois contêm propriedades antiofídicas, diuréticas, hepáticas, laxante, sudoríferas e tônicas.

Da família das Piperaceae, a pariparoba possui folhas arredondadas e de tamanho avantajado. O formato dessas folhas são cordiformes, isto é assemelham-se ao formato de um coração. A pariparoba também possui flores, que são pequenas e se juntam em espigas, tornando-se bem compacta, com cor amarelada e de forma cilíndrica.

O fruto da pariparoba é muito apreciado por aves, devido ao tamanho da baga deste pomo ser muito pequeno. A reprodução desta planta ocorre por germinação em solos úmidos e com inclinação para terrenos com muita sombra.

Suas propriedades terapêuticas usadas na medicina alternativa são indicadas como estimulantes das funções estomacais e também como diuréticos. Podem ser administrados em contusões, na diminuição da febre, inflamação nas pernas, furúnculos, queimaduras e tosse.

A pariparoba por ser uma planta nativa de vários estados brasileiros possui nomes variados onde também é conhecia por cataié, santa maria, malvarisco, caapeba verdadeira, manjerioba ou pariparobina.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos/51579/plantas-medicinais-a-pariparoba#ixzz36j8IHOMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário