segunda-feira, 14 de julho de 2014

A SuperLua de Inverno

 Desde o dia 12 de julho que a lua cheia está chamando a atenção tanto dos amantes, quanto das pessoas que ainda têm tempo para apreciar um belo anoitecer. É o fenômeno conhecido como Superlua.

 As superluas ocorrem porque a órbita do satélite não é perfeitamente circular, fazendo com que, em alguns momentos, ele esteja mais próximo da Terra.

 A distância da Lua até a Terra varia aproximadamente de 363.104 quilômetros no perigeu (ponto mais próximo) a 405.696 quilômetros no apogeu (ponto mais afastado). Quando o perigeu coincide com a fase da Lua cheia, como na madrugada de sábado, surge a superlua. O satélite pode parecer até 15% maior do que quando está no ponto mais distante e 30% mais brilhante, de acordo com estimativas dos astrônomos.

 No ultimo  sábado (12) foi o primeiro do inverno, com o ponto de maior aproximação com nosso planeta às 8h25, no horário de Brasília. O ponto mais perto de São Paulo aconteceu na madrugada de 13 de julho, às 05h30.

Os próximos serão no domingo, 10 de agosto, às 15h09, e segunda-feira, 8 de setembro, às 22h38. A maior de todas as aproximações será em 10 de agosto, quando a Lua vai estar a 356,896 km da Terra.

Além de embelezar as noites a lua também possui uma magia sedutora...

"A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psique e no espírito humano. Dentro da magia e desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua…
 

É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos mais básicos e primários, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional.
 

A Lua simboliza a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.

Durante a Lua Cheia, quando as marés sobem ao nível mais alto e a pressão lunar é mais forte os efeitos sobre nosso organismo e nosso comportamento são mais poderosos. Há estatísticas comprovando maior incidência de acidentes de trânsito e até de assassinatos em período de Lua cheia. Mas esta é também a época em que se registram mais nascimentos…(www.riozinho.net/super-lua-cheia-ou-supermoon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário