sábado, 5 de julho de 2014

O Livro de Eli - O Filme

Existem filmes que me deixa perturbada e O Livro de Eli é um deles não só por causa da mensagem que ele transmite, mas por causa do final surpreendente. Eu confesso que precisei assistir duas vezes para tirar as dúvidas e com toda certeza recomendo...

"A história se passa em um futuro não muito distante, depois que um evento solar cataclísmico matou a maioria das pessoas, queimou as plantas e tornou os óculos escuros itens fundamentais para a sobrevivência. 

Como morreu muita gente, a humanidade vive agora espalhada por aí, alguns vivendo como andarilhos, e outros constituindo comunidades pequenas. Outros, porém, tornaram-se ladrões de estrada, atacando, matando e roubando qualquer coisa que valha a pena de andarilhos solitários. 

Aliás, quando se quer comprar alguma coisa, isso é feito na base da troca de objetos, à moda antiga…
Eli (Denzel Washington) é um desses andarilhos solitários, que tem uma habilidade incrível com sua “peixeira” (machete).

No começo do filme ele mostra sua habilidade às últimas consequências, para o azar de seis ladrões que queriam sua mochila. Eli não podia se desfazer dela, pois lá havia algo de valor inestimável: o último exemplar de um livro, que Eli lê todos os dias, infalivelmente, e protege com sua vida. Todos os outros exemplares foram queimados após o cataclismo e a guerra.

Mas existe outra pessoa que também quer o livro. Seu nome é Carneggie (interpretado por Gary Oldman), que reuniu uma comunidade em torno de si e governa essas pessoas, fornecendo-lhes água e comida, e se rodeia de guarda-costas. 

O homem já aparece lendo a biografia de Mussolini, e isso dá uma ideia do que esperar dele. Nesse momento, seus capangas trazem a ele uma sacola de livros roubados de dois pobres andarilhos. Carneggie dá uma olhada neles, mas nenhum lhe interessa, e manda queimá-los. O único livro que ele deseja, mais do que tudo, não está lá."( considereapossibilidade.wordpress.com)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário