terça-feira, 1 de julho de 2014

O Plano Real Completa 20 Anos

A data de hoje já faz parte da História e somente quem viveu nos anos 80 e 90 sob uma inflação acima de 80% sabe do que estou falando. Eu não sou entendida em economia por isso não farei uma alusão do que foi na verdade o Plano Real, entretanto, a net está repleta de notícias e copiei esta que agora vou postar.

"A máquina remarcadora não descansava. Frenética, ela alterava os preços das mercadorias várias vezes ao dia. O objetivo era adequar os valores dos produtos à inflação, que chegou a superar os galopantes 80% ao mês. O faturamento dos empresários não acompanhava. O salário dos trabalhadores, muito menos.

 A solução chegaria em 1º de julho de 1994, com o histórico Plano Real, que nesta terça-feira (01) comemora 20 anos. A atual moeda foi criada em 1994 pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, como medida para valorizar a moeda e conter os altos índices de inflação

A medida não ganhou a confiança do consumidor e do empresário de imediato, pois a sociedade entrava e saía de “promessas de milagres econômicos” periodicamente e já havia passado pelos planos Cruzado, Bresser, Verão e Collor (este último confiscou as poupanças, levando muita gente ao colapso financeiro).

A inflação desabou de quase 50%, em junho, para índices próximos de 4%, no final de julho. O ano terminou com uma inflação semestral de menos de 20%."(R7 - Hoje em Dia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário