sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tereza de Benguela


 "A trajetória da mulher negra é marcada por muitos desafios, que englobam, além da discriminação por gênero, o preconceito por raça. Por isso, a Prefeitura de Santo André, por intermédio das secretarias de Direitos Humanos e Cultura de Paz (Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial) e de Política para Mulheres, aderiu à sanção da presidenta de República Dilma Rousseff e incluiu em seu calendário oficial 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data que marca a luta e resistência dessas mulheres bem como a sua valorização.

Diferentemente da abrangência do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a próxima sexta-feira, 25 de julho, não será feriado. A data passará a vigorar como forma de denúncia do racismo, discriminação e desigualdades sociais e marcar, principalmente, a necessidade de articulação das mulheres negras.

 “O respeito precisa se tornar um conceito inerente a nossa cultura”, salienta o secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz de Santo André, João Avamileno. A secretária de Políticas para Mulheres, Silmara Conchão, acrescenta: “Uma sociedade livre, justa e solidária não tem espaço para qualquer tipo de preconceito”.

TEREZA DE BENGUELA – A figura de Tereza de Benguela encabeça as celebrações do dia 25 de julho, porque, a mulher de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho ou Quariterê, em Guaporé, próximo à fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, estava sob a liderança da Rainha Tereza. Ela comandou a sua estrutura política, econômica e administrativa e manteve um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou resgatadas de vilas nas proximidades. Eles desenvolviam agricultura de algodão e produziam tecidos vendidos fora dos quilombos As comunidades negra e indígena resistiram à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até meados do ano de 1770." (www.abcdoabc.com.br/.../dia-nacional-tereza-benguela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário