sexta-feira, 4 de julho de 2014

Declaração de Independência dos EUA

"A 4 de julho de 1776, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Declaração de Independência. O seu principal autor, Thomas Jefferson, escreveu a Declaração como uma explicação formal do porquê o Congresso ter votado no dia 2 de julho para declarar a independência da Grã–Bretanha, mais de um ano depois de irromper a Guerra Revolucionária Americana, e como uma declaração que anunciava que as treze Colónias Americanas não faziam mais parte do Império Britânico.

O Congresso publicou a Declaração de Independência de várias formas. No começo foi publicada como uma folha de papel impressa de grande formato que foi largamente distribuída e lida pelo público.

Nas primeiras leituras em cidades e vilas das colônias recém -emancipadas, a “Declaração” foi celebrada com clamor – mas nos cinquenta anos seguintes ficaria praticamente esquecida, até que Abraham Lincoln a brandisse novamente nas lutas pelas causas sociais nos Estados Unidos.

Dentro e fora daquele país, a “Declaração” incentivou movimentos de independência e contribuiu para as causas dos direitos humanos e civis. Hoje, é considerada uma das três Cartas da Liberdade nos Estados Unidos, exibida com orgulho ao lado da Constituição e da Carta de Direitos Civis (Bill of Rights) nos Arquivos Nacionais.

Filosoficamente, a Declaração acentuou dois temas: os direitos individuais e o direito de revolução. Estas ideias tornaram–se largamente apoiadas pelos americanos e também se difundiram internacionalmente, influenciando em particular a Revolução Francesa."( www.humanrights.com/pt/what-are.../declaration-of-independence.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário