quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dia da Pizza no Brasil

 Há pouco, nós saboreamos duas pizzas deliciosas com coca-cola. É claro que comer em casa não é a mesma coisa que numa pizzaria, mas o sabor é o mesmo. Sempre pedimos a tradicional: mussarela e outra com sabor diferente como o peru defumado com abacaxi em caldas.

Desde 1985, comemora-se o Dia da Pizza no dia 10 de julho em São Paulo. A data foi escolhida pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, depois de um concurso estadual para eleger as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Devido ao sucesso do evento, ele escolheu o dia do encerramento como data oficial de comemoração da delícia italiana.

Segundo a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, da Itália, para ser considerada pizza, a massa e o recheio devem ter algumas características básicas. Assim a invenção de novas receitas não interfere na tradição da típica comida italiana. A massa deve ser redonda, com diâmetro entre 30cm a 35cm , com espessura que não deve ultrapassar cinco milímetros e borda com altura máxima de dois centímetros. A textura da massa deve ser macia, elástica e fácil de ser dobrada pela metade. Já os recheios mais tradicionais são a Napolitana, Margherita  e Pomodoro.

Mas é claro que essas características são exigidas apenas na Itália. Depois que a comida foi apropriada por brasileiros no século XX, existem infinitos tipos de pizza por aqui. Entre os recheios mais criativos, estão o de coração de galinha com mussarela, pizza de picanha, rosbife, linguiça de avestruz, cachorro quente e até de kani kama, aquela massa de carne de peixe branca e rosa. Esses sabores mais inusitados costumam ter uma aparição pontual, já que a maioria dos consumidores prefere as mais tradicionais como portuguesa e quatro queijos.

Mas há também quem queira provar novos sabores refinados e que está disposto a pagar mais por isso. Entre as pizzas gourmets, com ingredientes requintados, estão alguns sabores como alho negro, trufa branca, trufa negra, queijo brie e amêndoas com mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário