quinta-feira, 17 de julho de 2014

Incidente em Tunguska

"Um evento extremo nas inóspitas terras geladas da Sibéria, por anos cercado de algum mistério e terreno profícuo para teorias conspiratórias: estamos falando do ‘Evento de Tunguska’, chamado assim devido à remota região em que ocorreu, em 30 de junho de 1908. Apesar do nome que parece saído de algum relatório secreto, trata-se apenas do choque de um grande corpo celeste, provavelmente um asteroide, com a Terra.

 Mas o tamanho e a violência do impacto fazem desse o maior registro da entrada de um grande asteroide em nossa atmosfera na história moderna – e um alerta para a necessidade de nos mantermos vigilantes contra os perigos vindos do espaço, em especial após o incidente ocorrido em 2013, com a queda de outro asteroide também na Rússia.

Depois de anos de estudos e debates, cientistas estimaram que o asteroide que caiu em Tunguska tinha por volta de 36 metros quadrados e entrou em nossa atmosfera a uma velocidade de 54 mil km/h. Ele sequer chegou a tocar o solo: na queda, atingiu uma temperatura de 24 mil graus Celsius, fragmentando-se numa bola de fogo com energia equivalente a 185 bombas de Hiroshima, que destruiu uma área de 1.200 quilômetros quadrados de floresta, com mais de 8 milhões de árvores.

O evento provocou uma onda de calor sentida a mais de 60 quilômetros de distância, além de tremores de terra registrados até na Inglaterra. A poeira levantada pelo impacto fez refletir a luz solar e fez brilhar o céu noturno em toda a Ásia durante dias. Pelo isolamento e condições extremas da região, não há registros de vítimas humanas.
  
Mesmo tendo o impacto ocorrido em 1908, apenas em 1927 a primeira expedição científica conseguiu chegar ao epicentro do evento, dadas as condições climáticas inóspitas da região. Até hoje a comunidade científica debate sobre Tunguska para entender o que realmente aconteceu e como era o corpo que atingiu nosso planeta, sua composição e origem.

O episódio também serviu de combustível para teorias conspiratórias que falam desde uma óbvia visita de extraterrestres até a utilização de um ‘raio da morte’ supostamente inventado por Nikola Tesla. Na época, a população local foi reticente na relação com os exploradores, pois acreditava que o incidente fora causado por uma visita do Deus Ogdy, que amaldiçoara o local, matando plantas e animais." (cienciahoje.tumblr.com/.../imagem-da-semana-incidente-em-tunguska)

Nenhum comentário:

Postar um comentário