domingo, 13 de julho de 2014

As Mulheres do Rock And Roll

"Relembrar as mulheres que se desprenderam dos padrões para seguir a estrada do rock and roll e não citar Janis Joplin seria o mesmo que um sacrilégio. Pioneira por quebrar as barreiras do preconceito no início dos anos 60, Janis é a representação perfeita do espírito transgressor da época. Com uma inconfundível voz e sabendo mesclar o rock, o blues, o jazz e o soul, a roqueira foi um ícone da quebra de paradigmas e busca pela liberdade.

 Colega de geração de Joplin, Joan Baez usou sua encantadora voz soprano e seu violão afiado para clamar pela justiça social, pelos direitos civis e pelo pacifismo em um período turbulento da história norte-americana. Cantora, compositora e ativista, a musa do folk rock também ajudou a impulsionar a carreira de Bob Dylan, nos anos 60, com quem se relacionou na época.

Surgida em meados dos anos 70, o The Runaways foi a primeira banda exclusivamente formada por garotas a conquistar fama mundial. Com o fim do quinteto, algumas integrantes conseguiram firmar seu nome na história do rock. A fundadora Joan Jett é hoje considerada uma das melhores guitarristas do mundo e ficou famosa com sua versão de “I Love Rock N’ Roll“, gravada originalmente pelo The Arrows. A outra guitarrista do grupo, Lita Ford, se enveredou pelo hard rock e construiu uma sólida carreira, sendo aclamada como a rainha do gênero.

 A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, tem atitude rock and roll para dar e vender. Sem papas na língua e com muita irreverência, a relevância de Lee no rock nacional vem desde os tempos que integrava Os Mutantes, no final dos anos 60 e início dos anos 70. Seja com o grupo ou em carreira solo, Rita Lee influenciou e influência músicos brasileiros, com seu humor ácido e, até hoje, se reinventa e prova que sua excelência não sai de moda.

 A voz principal da dupla sueca Roxette, Marie Fredriksson é dona de uma das mais belas vozes femininas do pop rock. Em quase 30 anos de carreira, Marie ajuda a manter intacto o som que popularizou o Roxette nos anos 80 e 90. Em 2002, a vocalista foi diagnosticada com um câncer no cérebro e, logo após o tratamento e uma cirurgia, Marie voltou aos palcos, já recuperada, com uma inspiradora e motivadora paixão pela música.

 Hoje em carreira solo, a finlandesa Tarja Turunen ficou famosa como vocalista da banda Nightwish. Ainda na adolescência, Tarja estudou Canto Lírico e hoje é citada como uma das principais e mais reconhecidas vozes femininas do metal sinfônico. Ela permaneceu no posto de vocal do Nightwish. A compositora e pianista é também a mais famosa cantora de seu país, tendo sido nomeada como a ‘voz da Finlândia’ pela primeira representante feminina na presidência do país." (cifraclubnews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário