segunda-feira, 7 de julho de 2014

Rua 24 de Outubro


Hoje eu vou postar sobre a Rua 24 de Outubro bastante movimentada durante o dia e sombria durante à noite. Lá ainda é possível encontrar o Armazém Abraão a moda antiga: de cordas a bacia de alumínio, de lampião a cestos de palha; o restaurante árabe Cedro; a biblioteca Saber com Sabor; etc.

"Essa rua tinhosa, com jeitão de metamorfose que mistura o casario antigo com arrojadas construções tem remotas ligações com a política. Seu primeiro nome foi Senador Azeredo, em homenagem ao advogado cuiabano e senador por quatro mandatos consecutivos, Antônio Francisco Azeredo. Quem revela esse fato histórico é o jornalista e escritor Pedro Rocha Jucá.
Rua do Poder. Esse deveria ser o nome da rua 24 de Outubro, a estreita e ondulada via perpendicular perdida entre as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas, no centro de Cuiabá. Seus antigos casarões testemunharam o intrincado jogo de cintura da classe política que nos últimos  anos ocupou, dividiu ou disputou o comando de Mato Grosso.

Nela moraram os governadores Frederico, Júlio e Jaime Campos, os senadores Benedito Canellas e Antero Paes de Barros, prefeito Roberto França, prefeito de Várzea Grande Júlio Domingos de Campos – o seo Fiote - e o deputado estadual Zanete Cardinal.
 

Jucá conta que Azeredo nasceu em 22 de agosto de 1861 e morreu no Rio de Janeiro em 8 de março de 1936. E arremata com a explicação para a mudança de nome para 24 de Outubro: a data refere-se ao dia em que se desencadeou a Revolução de 30, pela qual Azeredo caiu em desgraça.
 

Com essa revolução Mato Grosso teve sucessivos interventores com curtos mandatos. E foi o segundo deles, o coronel do Exército Antonino Mena Gonçalves, que permaneceu no cargo de 3 de novembro de 1930 a 24 de abril de 1931, quem tratou logo de botar o nome de 24 de Outubro."(Diário de Cuiabá - EDUARDO GOMES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário