quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A Liga Extraordinária, as HQs


Algumas adaptações de HQs para o cinema nem sempre são fiéis ao original e os fãs detonam sem dó nem piedade. É o caso do filme A Liga Extraordinária de 2003 que ao assistir no lançamento achei legal o crossover entre os personagens da Literatura do Séc. XIX; que conheço muito bem.
Nunca me dei ao trabalho de ler as críticas sobre o mesmo e depois de assistir novamente nesta semana, acabei por descobrir que o filme é "baseado" em HQs de Alan Moore. Todos os fãs odeiam o filme justamente por conhecerem as HQs. E no Brasil só temos 3 Volumes.
Nos quadrinhos, até o vilão que esses agentes enfrentam é inspirado na literatura: James Moriarty, arquiinimigo do detetive Sherlock Holmes – ambos criações do escritor Arthur Conan Doyle.

No filme são inseridos dois personagens novos que são:

"Tom Sawyer
O personagem do clássico infanto-juvenil As Aventuras de Tom Sawyer , do escritor americano Mark Twain (1835-1910), é um jovem que, ao lado do amigo Huck Finn, envolve-se em várias confusões. Tudo se passa no sul dos Estados Unidos e Twain aproveita a obra para criticar a escravidão.

Dorian Gray
O protagonista de O Retrato de Dorian Gray, único romance do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), é extremamente belo e sedutor. Enquanto todos a sua volta sentem o passar dos anos, ele permanece jovem. É que em seu armário um retrato envelhece por ele"(Revista Mundo Estranho).

"A trama das Hqs começa em 1898 quando o agente britânico Campion Bond pede para a misteriosa Mina Murray recrutar homens no mínimo “peculiares” para realizar uma missão para um homem que atende apenas por “M”. Assim, Mina viaja por boa parte do mundo atrás dos homens que M quer que façam parte desta “liga extraordinária”. São eles: o aventureiro Allan Quatermain,  o dúbio Henry Jekyll/Edward Hyde e o amoral homem invisível Hawley Griffin.

Auxiliados pelo soturno capitão Nemo, e seu majestoso submarino, o Nautilus, a equipe parte para Londres, onde recebe ordens de M para recuperar uma substância conhecida como Cavorita, que permite voar qualquer objeto sólido. Claro que nada disso tudo é realmente o que parece ser. Conspirações serão descobertas, identidades serão desmascaradas e o plano maior é bem pior do que a Liga pensava.

Os personagens são todos velhos conhecidos da literatura britânica, mas aqui vai uma listinha breve das obras de que saíram os personagens:

Mina Murray: do livro Drácula, por Bram Stoker
Allan Quatermain: de As Minas do Rei Salomão, por H. Rider Haggard
Capitão Nemo: de As 20.000 Léguas Submarinas, por Júlio Verne
Edward Hyde/Henry Jekyll: de O Médico e o Monstro, por Robert Louis Stevenson
Hawley Griffin, o homem invisível: de O Homem Invisível, por H.G. Wells (o nome foi trocado por questão de direitos autorais)".(www.actionnerds.com.br).




Nenhum comentário:

Postar um comentário