sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Descoberta de 7 Planetas Agita o Mundo

E mais uma descoberta agitou o Mundo nesta semana: a descoberta de 7(sete) novos planetas no Sistema Solar. Nossa! os livros de geografia estarão com bastante novidades nos próximos anos.

Já tem gente sonhando em como habitar os novos planetas e sequer temos naves com tecnologias para chegar lá. Afinal, uma viagem até a Trappist-1 duraria 700 mil anos e  "um ano-luz, a distância percorrida seria de aproximadamente 9.460.800.000.000 (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões) de quilômetros."

Viajar a velocidade da luz é para os tripulantes dos filmes de ficção científica como Star Trek ou Star Wars, mas um dia o que é cena de filme vira realidade como os celulares, computadores e a própria internet.

"Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema solar com sete planetas do tamanho da Terra. Está a cerca de 40 anos luz de nós, orbitando em torno de uma estrela anã e fria, de um tipo de astro conhecido como "anões vermelhos". Na Via Láctea, este tipo de astro é muito mais abundante que as estrelas como o Sol e, recentemente, se tornaram o lugar preferido pelos astrônomos para procurar planetas semelhantes à Terra onde possa ser encontrada vida, segundo explicaram os cientistas da NASA, durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira. "A questão agora não é se encontraremos um planeta como a Terra, mas quando", disseram.
 
O novo sistema solar orbita em torno da estrela Trappist-1, um astro do tamanho de Júpiter encontrado na constelação de Aquário. No ano passado, uma equipe internacional de astrônomos achou três planetas orbitando este astro, com tão somente 8% da massa do Sol. Em um novo estudo publicado hoje na revista Nature, a mesma equipe confirma a existência desses três planetas e anuncia outros quatro. Todos os sete planetas têm o tamanho similar ao da Terra, mas estão muito mais próximos à sua estrela, o que permitiria que abrigassem água líquida, condição essencial para a vida, segundo um comunicado oficial do Observatório Europeu do Sul (ESO).

(...)

Os seis planetas confirmados parecem ser rochosos, como a Terra, Marte, Vênus e Mercúrio, embora alguns possam ser muito menos densos. A Trappist-1 e seus mundos se parecem muito com Júpiter e suas luas geladas Io, Europa, Ganimedes e Calisto, algumas também propensas a abrigar vida.
“É um sistema planetário alucinante, não só por haver tantos, mas porque seu tamanho é surpreendentemente semelhante ao da Terra”, diz Michaël Gillon, pesquisador da Universidade de Liège (Bélgica) e principal autor do estudo."(Notícias El Pais Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário