sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Oscar Schmidt - A Força de um Mito

No esporte brasileiro existem Mitos que merecem todo o nosso respeito. No dia 13/2 Oscar Schmidt foi homenageado pela liga dos Nets dos Estados Unidos. Essa honraria para alguém que nunca jogou no basquete americano, é um sinal do respeito que ele alcançou ao longo de sua vitoriosa carreira.

Ao assistir o globo esporte meus olhos encheram de lágrimas com tamanha homenagem a um brasileiro. E pensei "meu Deus! os americanos reverenciando o Oscar de novo? Ele já tinha entrado no Hall da Fama em 2013 e sua humildade é o que mais me fascina.

E por incrível que pareça entre os mitos do futebol, dita paixão nacional, nem todos são dotados de humildade, pois o poder do dinheiro lhes sobe a cabeça deixando os verdadeiros valores de lado. Por isso admiro Oscar Schmidt e desejo vida longa à ele.


"Na noite desta segunda-feira, o brasileiro Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, foi homenageado pelo Brooklyn Nets, time que o draftou em 1984. A ação aconteceu no Barclays Center, antes da partida contra o Memphis Grizzlies.
O brasileiro recebeu uma camisa dos Nets com o número 14, com o qual jogou durante a carreira. A homenagem foi entregue pelo argentino Luis Scola, que atua no Brooklyn, e Oscar recebeu uma salva de palmas da torcida. O time norte-americano fez um vídeo para o "Mão Santa" e escreveu: "bem-vindo ao lar".
Em 1984, Oscar foi draftado pelo New Jersey Nets (hoje Brooklyn Nets), contudo, nunca chegou a atuar na NBA. As regras da Federação Internacional de Basquete (Fiba) da época não permitiam que atletas que jogassem na liga norte-americana defendessem seus países em competições internacionais. Dessa maneira, Schmidt optou por atuar pela Seleção Brasileira.
 
Mesmo nunca tendo jogado na NBA, principal liga de basquete do mundo, Oscar fez história no basquete, não só brasileiro, como mundial. O ex-atleta é o maior pontuador de todos os tempos da modalidade, com 49.737 pontos. Além disso, também é recordista de pontos em Jogos Olímpicos, com 1.093. 

Além disso, Schmidt liderou o Brasil na conquista inédita do Pan-Americano de 1987, quando a Seleção derrotou os Estados Unidos, que jogavam em casa, em Indianápolis, e ajudou o time verde e amarelo a conquistar o ouro. Oscar também levou o bronze no Pan de San Juan, em 1979, além do bronze no Mundial das Filipinas de 1978.
No próximo fim de semana, Schmidt participará do fim de semana do All-Star Game da NBA, atuando no Jogo das Celebridades. Em 2013, o brasileiro foi incluído no Hall da Fama do basquete mundial"(Terra esportes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário