quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Dinossauros foram Extintos Por Mudanças Climáticas

E mais uma pesquisa sobre o desaparecimento dos dinossauros foi publicada. Esses animais fantásticos continuam despertando curiosidade mesmo depois de milhões de anos. 

Infelizmente ainda tem aluno que duvida que eles realmente existiram, isso porque todos os meses sai uma nova descoberta sobre os mesmos. Com faz falta uma leitura realmente interessante na net...


"A pesquisa divulgada na revista especializada Geophysical Research Letter , revelou que não foi exatamente o meteoro autor da cratera de Chicxulub no México, que extingiu os dinossauros, mas sim as mudanças ambientais consequentes desse impacto. Sob o comando da cientista Julia Brugger, o estudo que pesquisa mudanças climáticas apontou que há 66 milhões de anos, o forte impacto provocou drásticas consequências ambientais.


Os pesquisadores demonstraram em uma simulação que, depois da colisão do meteoro de 10 quilômetros de diâmetro, a temperatura média anual da Terra caiu cerca de 26 graus e permaneceu abaixo de zero por ao menos três anos. As calotas polares se estenderam e nos trópicos, a temperatura passou de 27 graus para apenas 5 graus. A natureza levou cerca de 30 anos para retornar aos seus níveis normais de temperatura.


Foto: Getty Images
Para os dinossauros, habituados com um clima ameno e um ambiente rico de vegetação, foi uma verdadeira catástrofe. No entanto, o longo e intenso frio que o planeta experimentou nesse período "foi um ponto de virada na história da Terra", observou Brugger.

O desaparecimento dos dinossauros cedeu espaço para a evolução dos mamíferos, e mais tarde, dos homens. "É fascinante ver como a evolução foi guiada, em partes, por um acidente como o impacto de um asteróide", relevou Georg Feulner, pesquisador do grupo que ainda admitiu o quanto esse evento mostra "como é vulnerável a vida na Terra".


Foto: Getty Images
Combinando dados da atmosfera, dos oceanos e das geleiras, a simulação mostrou que, após o impacto, ocorreu uma evaporação de substâncias com enxofre que se transformaram em gotas de ácido sulfúrico acumuladas na atmosfera. Isso foi o principal fator que impediu a entrada da luz e do calor solar.

O consequente resfriamento do planeta modificou também a vida nos oceanos: as águas das superfícies ficaram mais geladas, se tornando mais densas. Isso fez com que a circulação das correntes mudasse de rota, porque a água da camada superior condesava, ficando mais pesada e afundava. Essa mutação da corrente levou à superfície ricos nutrientes que, provavelmente, resultaram em uma proliferação de algas que pode ter interrompido, ou ao menos dificultado, a vida marítima."(/noticias.terra.com.br)


Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário