terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Macacos Mortos por falta de Informação

Eu estou indignada com a falta de conhecimento das pessoas sobre a febre amarela e por conta disso estão matando os macacos nas matas e florestas das áreas de infestação.!

Num mundo onde as informações chegam de forma rápida através dos celulares e notebooks, ao invés de buscar os conhecimentos científicos para saber como se proteger da doença, a ignorância se manifesta de uma forma desprezível e preocupante.!

E o mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, a zika e a febre chikungunya é o grande transmissor da febre amarela nos centros urbanos. Então, se não cuidarmos de nossos quintais e vias públicas, nós mesmos somos os responsáveis pela febre assassina e não os pobres macacos!.

Eu assisti e li várias reportagens sobre o que está acontecendo : " O que a população precisa ter é essa consciência, de que se houver um macaco em determinada região e ele morrer, é sinal de que o macaco está dando um alerta à população”, afirma o militar Edil Sayegh."

 "A desinformação está levando pessoas a cometerem um crime ambiental. Nas regiões onde estão sendo notificados casos suspeitos, ou já confirmados, de febre amarela, macacos estão sendo mortos por pessoas que podem acreditar que eles são transmissores da doença.

É importante lembrar que o macaco não transmite a febre amarela. Assim como o homem, ele é vítima, pois contrai a doença, no ciclo silvestre, quando é picado pelo mosquito Haemagogus.

No meio urbano, a transmissão é feita pelo Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Matar animal da fauna silvestre é crime. Segundo a lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no artigo 29, ‘matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: pena – detenção de seis meses a um ano, e multa’."(jetibaonline.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário