quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Supernatural: Robert Johnson e o Blues da Encruzilhada

E hoje tem o episódio 12x11,"Regarding Dean", e pelo jeito será bastante divertido, pois será centrado em Dean Winchester e sua perda de memória. 
Eu estava ouvindo blues enquanto buscava sobre o que postar e me lembrei de um episódio da 2ª temporada, 2x8; que contava a história de pessoas que tinham feito "pactos" com o Demônio para obterem sucessos em suas carreiras.

E fui ler novamente sobre o episódio e encontrei uma referência a Robert Leroy Johnson chamado de o rei do blues. Eu simplesmente adoro as referências a fatos históricos e lendários que os roteiristas colocam na Série, mostrando que eles fazem um bom trabalho de pesquisa.

Até hoje ele é festejado e faz parte da lenda  seu pacto demoníaco e  "que Johnson teria se arrependido do pacto com o capiroto e tentou desfazê-lo. Sabendo disso, o tinhoso lançou uma maldição no mundo artístico. A “Maldição dos 27”, como ficou conhecida, vem reunindo mortes de diversos artistas que sofreram mortes estranhas (ou nem tanto assim) aos 27 anos. O famigerado “Clube dos 27” reúne nomes de famosos como Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, “Pigpen” McKernan, Janis Joplin, Kurt Cobain, Amy Winehouse e muitos outros."(universoretro.com.br)
"Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississipi, mas sua data de nascimento oficialmente aceita, provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas, entre 1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911.

Robert Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 40 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas,  em Novembro de 1936 e em Dallas,Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas 2 vezes e suas músicas continuam sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas e bandas, como Led Zeppelin, Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes.
Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree Forks", Johnson bebeu whisky   envenenado com estricnina,  supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado porque o músico supostamente flertou com sua mulher. Sonny Boy Williamson, que estava tocando junto com Johnson, havia alertado-o sobre o whisky, porém este não lhe deu atenção. Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu uma pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi.

Há outras versões populares para sua morte: que haveria morrido de sífilis e que havia sido assassinado com arma de fogo, etc.. Seu certificado de óbito cita apenas "No Doctor" (sem médico) como causa da morte.
Outro mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, com seu violão e uma garrafa de whisky adulterado, quando um bend escandaloso de uma gaita cromada, era o diabo. Tomou seu violão e afinou um tom abaixo, devolveu para Johnson e tocou como toca nas gravações, e fez isso em troca da proeza para tocar guitarra.
Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail". O mito também é descrito no filme de 1986 Crossroads, e no episódio 8, da segunda temporada da série Supernatural, além da faixa bônus da página 101 do livro Encruzilhada (Literata, 2011), do autor brasileiro Ademir Pascale.
O mito ainda explica detalhes sobre ele ter saído desesperadamente do bar Tree Forks, sendo perseguido por cães pretos e foi encontrado com marcas de mordidas profundas, cortes em forma de cruz no rosto e seu violão intacto ao lado do corpo ensanguentado. Robert morreu de olhos abertos e uma expressão tranquila no rosto."(vários sites).

Nenhum comentário:

Postar um comentário