terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

É Carnaval...

A Terça-feira de Carnaval encerra a festa popular mais famosa e aguardada pelos brasileiros. Em tempos do politicamente correto, algumas marchinhas foram proibidas de serem tocadas por sua conotação racista, homofóbica e coisas mais. Como se isso fosse diminuir o preconceito existente no país, durante o período de carnaval todas as cores e músicas são apreciadas e ninguém reclama.

Eu não caio mais na folia, fui algumas vezes na adolescência e na juventude, entretanto, já fui assistir o desfile no Rio de Janeiro e o sentimento de estar lá é indescritível! Todas as escolas são lindas e empolgantes, é a História do Brasil, de nossa cultura, de personagens desfilando na Marques de Sapucai e ali não existe o tão propalado racismo.! Negros, brancos, europeus, americanos, ricos e pobres unidos por um som: O Samba.

Nem todos vão para as ruas; alguns preferem ficar orando, O Vinde e Vede aqui em Cuiabá; os retiros espirituais; assistir o desfile pela TV; assistir filmes e séries, não importa, as tradições milenares trazidas pelos portugueses devem continuar acontecendo com responsabilidade e respeito.

Eu estava lendo o Jornal A Gazeta e tinha uma reportagem "animação no frio" e resolvi postar aqui...


" Carnaval animado não é exclusividade dos países abaixo da linha do Equador. Na Europa, apesar do frio, milhares de turistas e foliões aproveitam as tradições carnavalescas mantidas há séculos e que continuam até hoje.

A origem do carnaval como festa pagã é muito antiga, remonta aos tempos do antigo Egito, passando pela Grécia antiga e pelos romanos. Naquela época, as festas ocorriam no fim do inverno para celebrar o início da primavera e a fecundidade da terra.

O chamado carnaval "moderno" nasceu na Europa, era o período em que se podia comer e beber sem limites, nos três dias anteriores à Quaresma, onde só era permitido comer peixe. Foi no séc. 11 que a Igreja Católica instituiu a Semana Santa e os 40 dias de jejum com abstinência de carne. O nome carnaval vem do latim carnis levale, que significa retirar a carne.

Ao som de tambores e dos sinos que levam na cintura, centenas de Gilles (os mais antigos e principais participantes do carnaval de Binche, no Sul da Bélgica) se preparam para mais um carnaval. Uma tradição reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(Unesco), que remonta ao fim do séc. 18.

A festa começa no domingo, mas o ponto alto do carnaval belga é o cortejo dos famosos personagens chamados Gilles, que ocorre na terça-feira e atrai uma multidão de espectadores.

A bela fantasia vermelha, amarela e preta cores da bandeira do país, a máscara confeccionada sob medida, o chapéu com enormes penas de avestruz e os tamancos de madeira são preparados durante meses. Apenas homens nascidos ou que moram há mais de cinco anos em Binche são aceitos na confraria."(Jornal A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário