sábado, 30 de julho de 2016

À Quem Devo Parabenizar?

Em todo o "mundo dos bruxos" comemora-se  aniversário da mulher que criou o bruxo mais famoso da literatura juvenil do séc. XX: J.K. Rowling e é também o aniversário de sua criatura: Harry Potter. Então, me veio a dúvida: à quem devo parabenizar?

Depois de muito pensar acho que a Srª Rowling, afinal se ela não tivesse nascido  na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965, não  se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.

Eu como toda fã amo os livros e os filmes e as referências  literárias que ela utilizou são fantásticas. Os incultos costumam dizer que o que ela escreve não é uma literatura de qualidade, mas não se pode negar que ela utilizou seus conhecimentos em História Antiga e Medieval para escrever suas obras. 
Como Historiadora adoro folhear os livros e me deparar com nomes, fatos e personagens de uma Ciência que aprendi a amar enquanto estava nas cadeiras do Liceu Cuiabano.

E como diz uma de minhas revistas favoritas: "J. K. Rowling nunca negou que bebeu em várias fontes para criar a série do menino bruxo Harry Potter. 

Assídua leitora e de gosto eclético, ela tem alguns escritores britânicos favoritos, como Clive Staples Lewis (1898-1963), autor das Crônicas de Narnia; Elizabeth Goudge (1900-1984), apontada pela própria J. K. Rowling como a autora que mais influência teve na criação de Harry Potter; e Louise May Alcott (1832-1888), autora de Mulherzinhas, um clássico da língua inglesa. 

Há muita especulação também sobre a influência do sul-africano John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), que escreveu a trilogia O Senhor dos Anéis, na obra de J.K. Rowling. Ambos criaram mundos fantásticos, distantes da realidade cotidiana. Também inven-taram uma galeria de seres esquisitos e línguas estranhas. 

J. K. Rowling jura que essa influência não existe. Mas no caldeirão de misturas literárias usa-das pela escritora, os contos de fada estão em primeiro lugar. Elementos de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Pe-queno Polegar aparecem em momentos distintos da história e dão às crianças uma confortável sensação de reconheci-mento ao ler a história de Harry Potter." (Revista Superinteressante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário