domingo, 31 de julho de 2016

Livros da Saga Harry Potter na Lista de Proibidos

Nascido em 31 de julho de 1980, Harry Tiago Potter é  conhecido no mundo bruxo por ser o único sobrevivente da Maldição Imperdoável da Morte (Avada Kedavra), quando Lord Voldemort tentou assassiná-lo ainda bebê. Aos 11 anos ele passou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e finalmente em 1997 ele derrota o Lord Voldemort.
Todos os fãs conhecem a história de Harry Potter nos livros escritos por J.K.Rowling, mas acredito que a maioria desconhece que em pleno Séc. XXI esses livros que aprendemos a amar já foram queimados e estão na lista de proibidos pelo Vaticano.

Se o personagem fosse real, certamente ele teria sido queimado em praça pública, apedrejado ou mesmo fosse preso por causa do fanatismo religioso que ainda impera em pleno Séc. XXI. 

Eu escolhi algumas notícias para postar...

"Em dezembro de 2001, o pastor Jack Brock declarou que haverá uma "fogueira sagrada" no domingo na Igreja da Comunidade de Cristo em Alamogordo, ao sul do Novo México, para queimar livros que falem do menino mago mais popular entre os jovens.

"Esses livros incitam a nossa juventude a aprender mais sobre bruxas e magos, e essas coisas são abomináveis para Deus e para mim. Os livros de Harry Potter vão destruir a vida de muitos jovens", disse Brock, de 74 anos"( www.cineclick.com.br)

                       A queima dos livros realmente aconteceu sob aplausos dos fanáticos.

Em 2003,"a Faculdade Cristã Maranata, que fica perto de Melbourne, afirmou que os livros promovem a feitiçaria como algo normal e que os estudantes não devem ser expostos a esse tipo de mensagem.

"Como cristãos, consideramos a feitiçaria e o ocultismo diabólicos", afirmou Bert Langerak, o diretor da faculdade.

"Foi muito divulgado que várias crianças tentaram lançar feitiços após lerem os livros, e essa não é uma atitude que nós queremos incentivar", disse.

Os bibliotecários da faculdade decidiram que as histórias de Potter não são adequadas, apesar de não terem recebido qualquer reclamação de pais ou alunos."

Um padre do Estado do Maine, por sua vez, marcou o lançamento de Harry Potter e a Câmara dos Segredos com uma festa onde picotou várias edições do livro.

Os livros também foram removidos das prateleiras de escolas públicas dos Emirados Árabes Unidos depois que o governo disse que as histórias contrariam valores islâmicos."(www.bbc.com)
"A série de livros do “Harry Potter”, publicados no ritmo de um por ano a partir de 1997, foi o maior fenômeno moderno da literatura entre os adolescentes – e até entre gente mais crescidinha. 

No total, os sete títulos de J.K. Rowling venderam 400 milhões de exemplares no mundo todo. Mas não é unanimidade a afeição pelo mundo mágico de Rowling: nos Emirados Árabes Unidos, a coleção foi censurada por, supostamente, incentivar a bruxaria. 

No Ocidente, a história dos alunos de Hogwarts foi alvo de protestos de líderes religiosos do Brasil e, nos EUA, entrou na lista das obras que receberam vetos. Algumas escolas mais conservadoras dos Estados Unidos baniram a leitura dos livros em seus domínios. Mas o sucesso seguiu o seu curso e os sete livros resultaram em oito filmes campeões de bilheteria e arrecadação"( visaoregional.com.br).

"Um trio de belas jovens americanas está ficando famoso por combater demônios aos fins de semana. Conhecidas como “teenage exorcists” , ou exorcistas adolescentes — moram no Arizona, nos Estados Unidos, e afirmam que os jovens britânicos podem estar possuídos por recitarem feitiços presentes nos livros da série “Harry Potter”. O trio enxerga a Grã-Betanha como um foco de atividades ocultistas e ressalta que os feitiços usados nos best-selleres não apenas são reais, como muito perigosos:
- Eles vêm de bruxaria - garante Tess."
 













Nenhum comentário:

Postar um comentário