segunda-feira, 25 de julho de 2016

Souza Dantas, O Shindler Brasileiro

É sempre bom conhecer os verdadeiros heróis brasileiros; eles não possuíam capas, máscaras, não voavam e não tinham superpoderes, entretanto, salvaram principalmente as vidas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 10 de dezembro de 2003, foi proclamado "Justo entre as Nações", título atribuído a pessoas que arriscaram suas vidas para ajudar os judeus perseguidos pelo regimes nazista e fascista, no Museu do Holocausto (Yad Vashem), em Israel.

O resgate de sua história deve-se ao professor e historiador  Fábio Koifman em seu livro "Quixote nas trevas". Para quem realmente deseja conhecer nossa historiografia eu recomendo.


















"O chefe da missão diplomática brasileira na França, Luís Martins de Souza Dantas (1876-1954) concedeu pelo menos 800 vistos para salvar a vida de perseguidos por Hitler, segundo as contas do escritor Fábio Koifman, no livro Quixote nas trevas . Pela atitude, Souza Dantas é frequentemente citado como “Shindler brasileiro”, em referência ao empresário alemão Oskar Shindler, que salvou 1.200 judeus do Holocausto.

Dos vistos concedidos pessoalmente pelo embaixador, mais de 400 foram para judeus. Os demais foram para integrantes de outros grupos perseguidos, como homossexuais, ciganos, negros ou ativistas de esquerda.

Ele executou o trabalho até a invasão alemã à embaixada brasileira, quando o País se uniu aos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, pouco antes de ser descoberto pelo governo Vargas e virar alvo de um inquérito administrativo do Itamaraty.

“Ele voltou para o Brasil discretamente, quando deveria ter sido recebido aqui como herói de guerra”, defende Maria Luiza Tucci Carneiro. “As homenagens que ele recebeu em 1944 foram constrangedoras e incômodas para o governo Vargas”, conta.

Souza Dantas foi o primeiro brasileiro a discursar na ONU, mas o convite foi feito sem citar os atos heroicos em prol dos judeus. Ele foi convidado como diplomata sobrevivente do nazismo."( noticias.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário