sábado, 16 de julho de 2016

Capim Dourado : Uma Beleza Natural

A natureza produz plantas maravilhosas e graças ao talento de nossos artesãos, podemos ter no guarda-roupa peças únicas... Eu tenho uma bolsa feita pelo famoso capim dourado que ganhei de um amigo e raramente uso, uma vez que quero que ela dure muito tempo.


"O capim dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland) que ocorre na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha  do qual se faz artesanatos,  tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é  Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros.  Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.

O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins.

Incentivados pela primeira-dama do município, Eleusa Miranda Costa, os Artesãos apresentaram um trabalho que despertou o reconhecimento do publico em geral e das autoridades presentes, classificando o artesanato de mateiros em primeiro lugar pela originalidade das peças em capim dourado.

Atualmente, as peças já produzidas em capim dourado podem ser encontradas em diversas partes do Brasil."
                                       Essa é minhaaaaaaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário