sexta-feira, 26 de maio de 2017

40 anos da Saga Star Wars

E ontem foi comemorado o "Dia do Orgulho Nerd" e para quem pensa que esqueci da data, nunca esquecerei esse dia maravilhoso. Afinal, foi nesse dia que Star Wars: Uma Nova Esperança chegou aos cinemas do mundo todo.

Eu estava com 16 anos e o filme demorou um pouco para chegar aqui e mesmo assim não pude assistir, pois a censura era de 18 anos. Somente quando surgiu o videocassete pude apreciar os detalhes dos filmes e me tornei uma fã para sempre.

Para mim foi muito fácil identificar a cultura japonesa em todos os filmes e a própria armadura de Darth Vader é uma cópia de um soldado samurai; os jedis, por exemplo, além de serem uma referência aos samurais, têm esse nome em homenagem ao gênero jidai-geki, do cinema japonês, que sempre acontecia no passado e qual Kurosawa era adepto.

Já os sabres de luz representam as katanas; os androides R2D2 e C3PO seriam os dois camponeses que aparecem em “A Fortaleza Escondida”; Yoda é inspirado no mestre que cria um grupo de heróis em “Os Sete Samurais”; as roupas da princesa Amídala, em “A Vingança dos Sith”, são inspiradas nas das gueixas. Enfim, as referências à cultura japonesa são inúmeras e aposto que você vai ver os filmes da série com outros olhos a partir de agora.
"A partir de agora, Star Wars tem oficialmente 40 anos de idade. O que é incrível é que eu aposto que muitas pessoas estão se sentindo velhas neste exato momento. E mais incrível ainda é a quantidade de histórias que foram contadas neste universo dentro do período.

Star Wars: Uma Nova Esperança – tenho absoluta certeza que haverá debate nos comentários sobre este nome – foi lançado no dia 25 de maio de 1977 em um número pequeno de cinemas e com George Lucas ainda duvidando de que seria um sucesso. É claro, o filme levou multidões e filas que ainda permanecem 40 anos depois.
Star Wars revolucionou os efeitos especiais e o merchandising enquanto revigorou o gênero ópera espacial. Criou nomes conhecidos a partir de seu elenco e criou música, identidade visual e linhas de diálogo instantaneamente reconhecíveis. Que vocês todos conhecem. Porque é Star Wars.
Uma das melhores coisas sobre Star Wars é que ele tem uma das menores barreiras à entrada de novos fãs. Você gosta apenas da trilogia original? Você vê os desenhos? Lê os quadrinhos? Joga os games? Dedicou uma quantidade aterrorizante de sua vida à leitura de cada livro produzido do universo expandido entre 1977 e 2012? 
Leu apenas os livros produzidos depois que a Disney tomou conta da franquia? Fez cosplays? Colaborou com a Wookiepedia? Escreveu uma fanfic? Fez um fan filme ou uma fan art?
Você pode fazer uma ou todas essas coisas e ainda vai valer. Star Wars é um universo que envolve todos nós. E se você quer debater coisas a respeito da saga nos comentários, vai lá. Isso é, também, um dos muitos presentes que Star Wars nos deu."(gizmodo.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário