sábado, 6 de maio de 2017

Museu do Café em Santos

O café é como o futebol: uma paixão nacional.! Bem, nem tanto, alguns amam, outros odeiam, mas não se pode negar que o cheiro dos grãos sendo moídos é delicioso. Principalmente, quando está frio tomar um café com creme acompanhado de biscoitos é maravilhoso...

Eu estou trabalhando com meus alunos sobre o Brasil da política Café com Leite e acredito que a maioria nunca visitou ou ouviu falar desse famoso Museu, então recomendo essa visita incrível pela riqueza mais importante do Brasil do Séc. XX.
"Inaugurado em 1998, o museu está localizado no mesmo prédio da antiga Bolsa Oficial do Café, mercado formalizado para a venda de café nas primeiras décadas do século 20. Depois de anos de funcionamento, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009, consolidando-se como um ponto turístico da cidade.

Criado em 1922 para abrigar a principal Bolsa de Café e Mercadorias do mundo - à época, Santos era a maior praça cafeeira do planeta - o prédio, com cerca de 6 mil m², é considerado um dos mais belos do município. A construção, com mais de 200 portas e janelas, abriga desde 1998 o Museu do Café, onde se encontra uma cafeteria, ponto de encontro de quem trabalha no Centro Histórico e visita obrigatória para os turistas.
Além do grande acervo de documentos e fotos apresentados no espaço, as principais atrações são as telas e painéis de Benedito Calixto e o Salão do Pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras -, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café na época. Os pregões eram realizados no edifício da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.
O museu também realiza exposições (temporárias e permanentes) que ilustram um pouco melhor a história e a importância do café na vida e principalmente na economia do Brasil. A mostra “A trajetória do café no Brasil” está dividida em três módulos – O café e o trabalho, Café e novas rotas e Santos e o porto. Nesta área, o visitante acompanha a linha do tempo da produção de café no Brasil, desde a chegada dos grãos ao País até o tempo dos grandes barões e baronesas do café. Nas exposições temporárias, os visitantes poderão conferir períodos pontuais desta história.
Após o passeio, é hora de parar na Cafeteria do Museu, que trabalha com as marcas Cerrado de Minas, Sul de Minas, Alta Mogiana, Chapadão do Ferro, Blend da Cafeteria, Orgânico, Vale da Grama, e Jacu Bird Coffee. Este último é o café mais caro e raro do Brasil, obtido com os grãos expelidos pelo pássaro Jacu, que se alimenta dos frutos do café."(viagemeturismo.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário