terça-feira, 23 de maio de 2017

Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos

O Cine Teatro Cuiabá faz hoje 75 anos de existência e uma programação extensa foi preparada para comemorar a data. Além da projeção do filme "A Noiva Caiu do Céu" haverá a participação especial do pianista Arthur Scharneski, que tocará temas musicais de cinema, e do historiador e escritor cuiabano Aníbal Alencastro, antigo projecionista dos cinemas de Cuiabá, que contará a trajetória do Cine Teatro.

E atualmente a Escola de Teatro de Mato Grosso funciona em suas dependências, promovendo assim a formação de futuros artistas na arte de representar.

"O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942. O prédio possui 1.182m2 de área construída, incluindo teatro com plateia para uma capacidade de 515 pessoas. Construído em área central da cidade, na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do antigo Grande Hotel, oportunizou grandes espetáculos cinematográficos e cênicos até fins da década de 60.  
Em outras décadas, foi sede do Banco Bemat, cedido para a Fundação Cultural de Mato Grosso e sofreu interferências na estrutura do prédio ao longo dos anos. Passou por reforma, restauro e revitalização, reabrindo as portas em 2009. Funcionou até setembro de 2014. Em 2016 o prédio passou por revisão das instalações elétricas, hidráulicas e de ar condicionado, internet, prevenção e combate a incêndio, piso, cadeiras e também recebeu nova pintura interna e externa, reabrindo as portas ao público em agosto daquele ano.  
Tombado como Patrimônio Cultural do estado em 1984, o CTC integra os equipamentos culturais localizados na região central de Cuiabá. Além de ser um espaço de difusão artística, o Cine Teatro é também um centro de formação nas artes do palco. Por meio de parceria com a SP Escola de Teatro foi criada a MT Escola de Teatro, que oferece diversos cursos profissionalizantes continuados nas áreas de dramaturgia, sonoplastia, iluminação, cenografia, figurino, produção e direção, além de cursos e oficinas de curta duração em diversas áreas.  
No dia 23 de maio o Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos de história e, para celebrar a data, volta a exibir o mesmo filme apresentado no dia da sua inauguração, em 23 de maio de 1942. O longa-metragem “A noiva caiu do céu”, de William Keighley, faz parte do Ciclo 75 Anos do Cine Teatro Cuiabá, que consiste em apresentar à sociedade sete filmes que estiveram em cartaz no teatro nas décadas de 40 a 70.  
O nome do primeiro filme que seria exibido pelo CTC na noite de inauguração foi mistério durante meses e a espera pela grande noite foi motivo de orgulho por parte da população. Isso porque a obra cinematográfica seria lançada em Cuiabá antes mesmo de ser exibida em outras cidades brasileiras. A construção do Cine Teatro foi, por si só, um grande acontecimento e o prédio, quando concluído, foi considerado moderno e luxuoso para os padrões da época."(CenárioMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário