segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Heróis Negros nas HQs

As férias estão se aproximando, então vamos dar uma pausa dos assuntos mais sérios e curtir os mais leves. É claro que como Historiadora não dá para esquecer a História, mas postarei sem compromisso...Eu sempre fico pasma quando ouço alguém dizer que nunca leu uma Hq, o que para os nerds/geeks é um anátema, então, que tal conhecer alguns heróis negros? Alguns deles já viraram filmes de sucesso como:
 
"Pantera Negra

Criado por Jack Kirby e Stan Lee em 1966, Pantera Negra é um personagem marcante na história dos quadrinhos por ser considerado o primeiro super-herói negro.

Embora já existissem heróis negros como Lion Man em 1945 (da extinta All-Negro Comics, uma editora exclusivamente com artistas e escritores negros) ou Gabriel Jones do Comando Selvagem de Nick Fury, estes eram personagens heroicos sem superpoderes.

Pantera Negra foi assim inovador ao apresentar um super-herói negro com poderes extraordinários. O seu nome verdadeiro é T’Challa e Pantera Negra é o título concedido ao rei da nação africana de Wakanda, um reino ultra-avançado tecnologicamente.

T’Challa é um líder excepcional, um guerreiro feroz e uma das pessoas mais inteligentes do planeta. Os seus superpoderes são atribuídos a uma erva mágica em forma de coração que deve ser ingerida por todos os futuros reis de Wakanda. Esta poção mística criou uma ligação entre T’Challa e o Deus Pantera, que elevou todos os sentidos e atributos físicos do rei a níveis sobre-humanos.
Tempestade

Tempestade é uma das mais famosas personagens negras do mundo dos quadrinhos, e uma super-heroína com uma das histórias e personalidade mais complexas do mídia. Mesmo antes de descobrir que era mutante, Ororo já tinha um legado familiar impressionante: ela é descendente de uma linha de sacerdotisas africanas.

Graças aos seus poderes mutantes, Ororo já foi venerada como deusa da chuva por várias tribos africanas. Mas o altruísmo falou mais alto e Tempestade largou o papel de divindade. Ela decidiu usar seus poderes para o bem de toda a humanidade e assim se juntou aos X-Men, tornado-se o primeiro membro afro-americano do grupo.

Ororo viria a tornar-se uma das melhores líderes dos X-Men e já foi rainha de Wakanda ao lado do seu marido T’Challa. O seu poder mutante é a manipulação do clima, conseguindo facilmente fazer chover, nevar, criar nevoeiro, trovoada e furacões, entre vários outros fenômenos meteorológicos.
 
Super Choque

Super Choque foi criado em 1993 por Dwayne McDuffie e John Paul Leon mas foi com a série animada dos anos 2000 que o herói se tornou realmente popular. Super Choque era Virgil Hawkins, um adolescente nerd que adorava quadrinhos quando uma catástrofe transformou sua vida para sempre.

Da noite para o dia, Virgil ganha superpoderes eletromagnéticos e adota o nome de Super Choque. Ele possui os superpoderes de absorver, gerar e manipular energia eletromagnética que pode usar como ataque (lançando raios das suas mãos, por exemplo) ou como defesa através da criação de escudos protetores.

Virgil continua a defender a sua cidade de criminosos mas também faz parte dos Jovens Titãs.
Luke Cage

O homem da pele inquebrável é cada vez mais famoso graças à parceria Marvel / Netflix. Mas a sua criação data de 1972, em Luke Cage, Hero For Hire #1 uma HQ que fez história nos quadrinhos: ele foi o primeiro super-herói negro a estrelar na sua HQ.

Foi também nas páginas de Luke Cage que, pela primeira vez, existiu a representação das tensões políticas da comunidade negra nos Estados Unidos da América. Este era um super-herói que lidava com políticos corruptos, gangues com vasto poder e influência e policiais tão ou mais criminosos como aqueles que perseguiam nas ruas.

Este icônico personagem começou como Carl Lucas, um jovem que foi preso injustamente apesar de ser inocente. Na prisão, ele foi submetido a experimentos científicos (sabotados por um guarda preconceituoso) que acabaram por lhe dar superforça e pele inquebrável. Quando ele escapou da prisão, adotou o nome de Luke Cage e usou os poderes para se tornar um herói de aluguel.
 Vixen

Mari McCabe é uma super-heroína africana que também já teve uma carreira como modelo internacional. Os seus superpoderes têm uma origem divina e surgem através da sua ligação a um artefacto sobrenatural: o Tantu Totem. Este objeto mágico foi dado aos seus antepassados pelo deus africano Anansi, e tem a capacidade de fazer Vixen usar as habilidades de qualquer animal que quiser.

Com o Tantu Totem, Mari consegue invocar a velocidade de um leopardo, a força de um urso, e voar como uma águia. O reino animal e a sua imaginação são tudo o que precisa para se transformar na feroz Vixen, Ela já trabalhou em missões solo mas pertence à Liga da Justiça Internacional e já fez parte do Esquadrão Suicida.
 Blade

Blade é um dos heróis mais badass de todo o universo dos quadrinhos. Sua vida começou de forma bizarra e trágica quando, durante o parto, sua mãe foi mordida fatalmente por um vampiro que se fez passar por médico.

Este ato cruel transformou o sangue do bebê, passando para a sua corrente sanguínea enzimas que o tornaram imune a mordidas de vampiros, uma sensibilidade única para o mundo sobrenatural e uma resistência ao envelhecimento.

Foi assim que o então bebê Eric Brooks se transformaria em um dhampir, um ser que foi tocado pelo vampirismo mas não convertido, algo normalmente conhecido por ser meio-vampiro. Eric cresceu com um ódio profundo por vampiros e a sua missão de vida se tornou a erradicação desta espécie. Muitos anos mais tarde, o caçador de vampiros se tornaria naquilo que mais odeia quando foi mordido por Morbius, um vampiro diferente da sua espécie.

Blade ganhou muitos dos poderes tradicionais dos vampiros sem sofrer com as suas fraquezas. Isso significa que a luz solar não o afeta e possui força, sentidos e estamina acima de um humano e ainda fator de cura acelerado."(https://www.aficionados.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário