segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

O Natal no Brasil

A manhã de Natal amanheceu nublada e com uma brisa suave  em homenagem ao aniversariante que completa mais ou menos 2.017 anos é feriado nacional. Independente se Ele nasceu em 25 de dezembro ou se a data é emprestada das culturas pagãs, no Brasil nós gostamos de comemorá-la.

O jantar acontece o ano todo, entretanto, o jantar do Natal é preparado com um carinho a mais e além de ser muito mais gostoso. Enquanto se espera a ceia, vamos beliscando algo leve; a música é suave e as conversas bem positivas; a oração agradecendo pela mesa farta e que Jesus continue em nosso lar todos os dias. 

Eu particularmente sinto falta de sair às ruas durante a semana do Natal e ouvir músicas natalinas e as felicitações das pessoas; e quando o carteiro vinha entregar os cartões de natal enviado pelos parentes de amigos. Na semana semana esse clima festivo não presenciei e os cartões virtuais não têm o mesmo apelo que um real. Ainda bem que o Natal em família continua acontecendo e espero que por muito tempo.

"No Brasil o Natal é uma comemoração muito ansiada, sobretudo porque este país é predominantemente católico e muitas pessoas adoram a Deus com convicção. Enquanto que em outros países a data já adquiriu um simbolismo mais comercial que tradicional, no Brasil, também um pouco devido à pobreza e por influências portuguesas, as famílias tendem a apreciar sobretudo o convívio entre a família.

Foi somente no século XVII que o Natal começou sendo celebrado no Brasil, por influências do Reino de Portugal. Inicialmente com a chamada "barraca de Natal", montada em frente da capela do engenho, que reunia salgadinhos e doces feitos pelas escravas, que desta forma misturaram a tradição cristã com as tradições do povo tupi.

Atualmente é tradição, no Brasil, começar celebrando o Natal algumas semanas antes da data, decorando a casa com os símbolos desta quadra, montando a árvore de Natal decorada e o devido presépio sob ela. Na noite de 24 de Natal realiza-se a ceia de Natal, também chamada de Consoada, que reúne a família à mesa para jantar o tender de Natal,  o chester, os bolinhos de bacalhau e muitos doces. Existe troca de presentes junto à árvore de Natal, trazidos pelo Papai Noel e, à meia noite, as pessoas atendem à chamada "Missa do Galo", que é missa especialmente dedicada ao Natal.

 Essas cerimônias acompanham uma ampla gama de símbolos,  que são vistos na composição de espaços públicos e privados durante o mês de dezembro. É o caso do presépio,  que foi desenvolvido na Idade Média por São Francisco de Assis e que consiste em uma maquete que encena o momento do nascimento de Cristo em Belém, na Judeia. Há ainda os casos da árvore de Natal, símbolo pagão incorporado ao cristianismo por São Bonifácio, também na Idade Média, e do Papai Noel,  que é uma derivação da figura de outro santo, São Nicolau, que, na véspera do Natal, doava presentes para crianças.

No dia 25 de dezembro, a família volta a se reunir à mesa para mais convívio, visitam-se outros familiares e realiza-se nova troca de presentes entre as pessoas com quem não se estive na noite anterior."(festa.umcomo.com.br)













Nenhum comentário:

Postar um comentário