segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Múmia é Encontrada em Luxor/Egito

A Civilização Egípcia continua surpreendendo a humanidade com novas descobertas. E desta vez a boa notícia vem de Luxor/Egito. Quanto mais se escava o Egito, menos se sabe sobre o mesmo; enquanto isso os livros didáticos precisam ser refeitos a cada novo achado.

"Arqueólogos egípcios descobriram uma múmia enterrada em um túmulo ainda não explorado em Luxor, às margens do rio Nilo – informou o Ministério das Antiguidades neste sábado (9/12).

A arqueóloga alemã Frederica Kampp encontrou essa tumba e outra adjacente na década de 1990, mas não chegou a entrar nas jazidas, explicou o Ministério.

As duas tumbas foram registradas com números por Kampp e datam, possivelmente, da época do Novo Reino, há cerca de 3.000 anos.

Desde a descoberta de Kampp, “ambas as tumbas haviam permanecido intactas” até a missão arqueológica iniciar seus trabalhos.

O ministro de Antiguidades, Khaled al-Enany, foi a Luxor anunciar a descoberta na necrópole de Draa Abul Nagaa, perto do conhecido Vale dos Reis, onde foram enterrados muitos faraós. Entre eles, está Tutankamon.

Al-Enany relatou que, além dos objetos funerários, os arqueólogos encontraram “uma múmia envolvida em linho”. Análises preliminares apontam para “um funcionário de alto escalão, ou uma pessoa poderosa”.

O túmulo pode pertencer a “uma pessoa conhecida como Djehuty Mes, cujo nome aparece em um dos muros”, ou “ao escriba Maati, já que seu nome e o nome de sua esposa, Mehi, estão inscritos em 50 cones funerários encontrados na câmara retangular da tumba”.(Isto é)

Nenhum comentário:

Postar um comentário