domingo, 25 de março de 2018

25 de Março é Dia de Ler Tolkien

Desde que foi lançado a trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson que me tornei fã do Prof. Tolkien, além de ser uma leitora voraz dos livros. E desde 2003 que o dia 25 de Março é um dia especial para mim, pois releio as obras e revejo os filmes. Aliás, eu sempre leio no outono brasileiro e no outono europeu, pois foi no outono que Frodo Bolseiro iniciou sua viagem à Valfenda e depois com a Sociedade do Anel até a jornada à Mordor.

Todos os anos eu lamento que aqui em Cuiabá não exista clubes de leitores como em outros estados do Brasil e do mundo. Mesmo assim, solitária, faço o que manda a tradição: valorizo as obras do Mestre J.R.R.Tolkien. Para quem nunca ouviu falar nessa data, irei postar aqui a programação deste ano.

O “Dia de Ler Tolkien” (ou Tolkien Reading Day) é uma iniciativa proposta pela Tolkien Society em 2003 para que fãs se reunissem no dia 25 de Março, data da destruição do Um Anel e da derrota definitiva de Sauron. 

Para ler e discutir qualquer trecho da obra tolkieniana segundo um tema predeterminado — para 2018, a nova casa editorial do professor no país convida para um bate-papo com os editores, seguida de uma singela palestrinha com o escriba que vos fala com o tema “O valor literário da obra de J.R.R. Tolkien”

Estes encontros são realizados simultaneamente no mundo todo e há um incentivo especial para que bibliotecas, livrarias e grupos literários, tolkienianos ou não, os organizem a fim de incentivar e popularizar a obra de Tolkien."(valinor).


Para ler Tolkien não é preciso ser um intelectual, basta apenas gostar de literatura inglesa clássica. E realmente fico indignada quando alguém diz que acha o Senhor dos Anéis chato e logo penso "esse só pode ser um leitor preguiçoso ou um leitor de orelha".

O universo tolkieaniano influenciou muitos outros escritores que vieram após ele, ele é a literatura fantástica, ele é toda uma nova mitologia. Isaac Asimov, o escritor de “Eu, Robô”, se diz ter sido influenciado, G.R.R. Martin, autor de “As Crônicas de Gelo e Fogo” uma vez declarou Tolkien era seu mestre, o escritor Neil Gaiman, autor de “Coraline” e conhecido no universo dos quadrinhos disse que gostaria de ter sido ele a escrever “O Senhor dos Anéis”, outros autores também se inspiraram em Tolkien, como Stephen King e J.K. Rrowling e a lista é imensa.


Inúmeras são as obras dele e para quem conhece apenas a trilogia O Senhor dos Anéis e o Hobbit por causa dos filmes, é interessante ler mais alguns  livros como:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário