sexta-feira, 30 de março de 2018

A Maldição do Ator que encarnou Jesus de Nazaré

A sexta-feira santa amanheceu nublada e um sol tímido tenta aparecer.. Um ventinho suave balança as folhas das árvores. Hoje, é dia de refletir sobre a passagem de Jesus Cristo pela Terra e sua morte na cruz da infâmia. Lembrando que a crucificação era imputada aos criminosos pelo Império Romano. E a Cruz só virou objeto de adoração dos cristãos por causa do Espírito humilde do Carpinteiro filho de Deus.!

Eu estava revendo a minissérie, não é um filme, Jesus de Nazaré e resolvi saber mais sobre o ator Robert Powell e descobri algumas curiosidades  chocantes sobre sua pessoa. E por incrível que pareça ele teve que visitar um psiquiatra durante dois anos, pois se achava o Messias

"A minissérie "Jesus de Nazaré", cerca de 6 horas e meia, tornou-se uma joia do cinema. "Eu acho que o encanto deste filme é que não abordamos um público limitado, tentei dar uma imagem a todas as culturas e ao público, fiquei impressionado com as 10 mil cartas de fãs, onde me disseram que era a imagem supostamente viva de Jesus".
 

Robert Powell era praticamente desconhecido antes de aparecer para o papel de Jesus de Nazaré. Seu desempenho foi muito apreciado pelo diretor da minissérie, Franco Zeffirelli, mas, em primeiro lugar, cogitado para interpretar Judas. O grande papel, o de Cristo, foi o resultado da grande disputa entre Al Pacino e Dustin Hoffman.
 

O melhor de sua categoria?
 

Para muitos fãs, ele foi o ator que mais impressionou neste papel. Mesmo depois de 41 anos da estreia de "Jesus de Nazaré", o filme ainda é considerado uma obra-prima e, talvez, o melhor filme sobre a vida de Jesus. Powell estava se protegendo com uma túnica para o sol no verão de 1977 em Túnis, onde as filmagens ocorreram. Quando o viu, o diretor italiano teve uma revelação: ele era a imagem viva que se pensava em Jesus Cristo no Ocidente. Pode-se pensar que era apenas outra interpretação para a televisão, mas não. A coisa foi muito mais longe ...  

Uma árdua preparação
 

O diretor, então, sem pensar duas vezes, dispensou Hoffman e Pacino, dois atores concorridos na época que tiveram várias indicações ao Oscar, para contratar Powell. Na época de encarnar Jesus, Powell disse muitas vezes, depois de filmar o filme, que a experiência de interpretar o personagem mais importante na história do cristianismo era uma experiência exigente e até traumática. 

Com uma dieta rigorosa de avelãs e água, ele conseguiu perder 5 quilos em apenas 22 dias para atingir o peso ideal estabelecido por seu personagem. Aos 33 anos e com o sucesso esmagador da minissérie, Robert Powell acreditava que ele estaria pronto para o sucesso. Na verdade, não seria assim. Por dois anos, ele teve que ir ao psiquiatra por causa da síndrome messiânica que ele havia adquirido durante a filmagem…
 

Consequências graves

Um detalhe significativo de quão perto Zeffirelli reconstruiu a biografia de Jesus é encontrado na forma como a equipe de maquiagem insistiu em encontrar uma semelhança entre Robert Powell e as representações iconográficas mais difusas de Jesus. Para piorar as coisas, o produtor, Sir Lew Grade, cristão ferrenho e ortodoxo, forçou-o a se casar com Barbara Lord, com quem ele morava em união livre por três anos. O filme foi adiado por 5 dias, enquanto Lord chegou a Túnez, cenário da minissérie, organizando um casamento relâmpago.

Ele estudou seu papel à fundo e perguntou tanto a ele que pessoas que o conheciam disseram que havia momentos em que Robert Powell acreditava ser Cristo. Além disso, os requisitos de atuação de Zefirelli levaram-no a criar um método no qual ele não precisaria piscar por sete minutos. Por causa desse detalhe, o olhar do ator tornou-se tão intenso que se tornaria, com o tempo, o rosto oficial de Jesus. Tanto que, depois de seu trabalho na produção de "Jesus de Nazaré", o ator chegou a acreditar em si mesmo como um verdadeiro mensageiro de Deus, embora ele claramente se declarasse ateísta antes de começar a gravação.

Ele nunca poderia virar a página

Em primeiro lugar, Powell, que tinha 33 anos quando interpretou Jesus, queria dar ao seu personagem um lado muito humano, mas chegou à conclusão de que quanto mais humano ele era, menos divino ele se tornava. Powell ficou totalmente fascinado com o papel. Na verdade, houve uma cena que o perseguiu para a vida, aquela em que ele estava na cruz. "Eu estava sozinho e toda a equipe, junto com outros atores, estavam todos emocionados e chorando e eu podia ouvir minha voz ecoando pelas montanhas, acho que foi a melhor cena escrita em toda a história". Como resultado, ele nunca poderia abandonar a imagem que sempre marcou sua carreira.

Ou Jesus Cristo, ou ninguém

Uma vez que ele se recuperou, a frenesi que se despertou com seu desempenho certamente desapareceu. A única coisa que ele fez depois foi interpretar o doutor Víctor Frankenstein em um filme menos complexo. Naquela época, ninguém o contratou, ninguém queria tê-lo em seu filme o homem que todos consideravam Jesus Cristo.  Robert Powell, 73 anos, afastou-se dos sets de gravação e tem se concentrado em escrever romances. Aparentemente, não há vestígios da síndrome messiânica. Às vezes acontece que, quando você deseja obter muito em um papel, você perde a noção de quem você é exatamente.

Valeu a pena?

Com base nas palavras do próprio ator, a única coisa de que ele se arrepende foi de arruinar sua carreira como ator por ter sido tomado pelo poder do “onipresente e poderoso Filho de Deus”. Ele provavelmente pensou que tal papel o ajudaria a se aproximar do estrelato, mas no final acabou sendo o oposto" (portalvejaagora.com)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário