terça-feira, 6 de março de 2018

Sim, Nós Temos Cientistas...

Na semana das Mulheres é muito interessante saber que temos cientistas premiadas lá fora. Um orgulho para todas nós, afinal, no "mundo dos homens" quando uma mulher se destaca todas se sentem representadas.
"1. Alline Campos

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), Alline Campos é professora do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. Ela é autora do artigo "Possível influência dos endocanabinóides nos efeitos comportamentais e plásticos dos antidepressivos". Nele, Alline investiga se os antidepressivos demoram para ativar a produção de endocanabinóides, uma substância ligada ao bem-estar do ser humano. Se sua hipótese estiver correta, a indústria poderá produzir remédios mais efetivos e com menos efeitos adversos nos pacientes com depressão ou ansiedade. 

 2. Tábita Hunemeier

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tábita Hunemeier é professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Ela venceu o prêmio da Unesco pelo estudo "Genômica e Evolução da Diversidade Craniofacial em Nativos Americanos". No trabalho, Tábita tenta encontrar quais são as variações genéticas que fazem com que os nativos americanos se diferenciem das pessoas de outros continentes. Segundo a cientista, o projeto tem como objetivo gerar informações relacionadas à evolução e à saúde dos nativos americanos. 

 3. Cecília Salgado

Pós-doutora pela Universidade de Leiden, na Holanda, Cecília Salgado é professora do Departamento de Métodos Matemáticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é autora do artigo "Códigos em superfíces algébricas". Sua pesquisa compreende duas grandes áreas da matemática pura: a geometria algébrica e a teoria dos números. Além disso, ela relaciona estas seções com a teoria da informação, onde estão inseridos códigos corretores de erros. Eles são fundamentais na solução de falhas na transmissão de informações a partir de linhas telefônicas e discos rígidos.


4. Viviane dos Santos Barbosa

A baiana Viviane dos Santos Barbosa cursou bacharelado em engenharia química e bioquímica pela Delft University of Technology, na Holanda, e se formou em mestre em nanotecnologia na mesma instituição.
Ela cursou química industrial por dois anos na Universidade Federal da Bahia, mas, nos anos 90, decidiu ir para Holanda. Lá desenvolveu uma pesquisa com catalisadores (que aceleram reações) através da mistura de Paladium e Platina.
O projeto foi premiado em 2010, durante a conferência científica internacional, na cidade de Helsinki, na Finlândia, onde competiu com outros 800 trabalhos.(https://exame.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário