sexta-feira, 2 de março de 2018

O Porto Geral e o Rio Cuiabá

A História de Cuiabá passa pelo rio que dá nome a cidade e hoje a tão balada Orla do Porto merece ser conhecida, apreciada e admirada por todos os cuiabanos e visitantes. Então, atendendo a um pedido de meus alunos irei postar aqui sobre o antigo Porto Geral ou bairro do porto.

"Novas descobertas em outubro de 1722, trouxe basicamente todo o pequeno povoado para as proximidades da Igreja de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário.
Esta mudança consolidou o atual espaçamento da cidade que hoje congrega todo o sítio de Cuiabá.  Desde o seu início o novo Arraial, surgido em outubro de 1722 teve duas configurações geográfica. O lugar das minas, as margens do Córrego da Prainha, onde ocorreu a maior mancha de ouro do Brasil, e na sua ponta, o bairro do Porto Geral.

 

A comunicação se deu por duas vias, onde hoje estão a ruas XV de novembro e da antiga Rua Bela do Juiz, (13 de junho). O Porto era o local onde entre outras coisas fornecia os bens materiais importados de outros Estados, e outros países para a cidade.
Cuiabá na sua parte urbana,  tinha duas espacialidades bem  definida. A Sé, o centro da cidade e a freguesia de São Gonçalo de Pedro II, ou seja, o Porto. Limitavam este dois espaços uns 4 quilômetros de distancia.
 

O Porto pela sua própria História dentro da cidade de Cuiabá, pode ser considerado o  lugar mais importante  da construção da cidade.  A ligação com o rio que tem o mesmo nome da cidade reforça esta importância.
 

O rio em si traz muitas histórias ligadas à nomenclatura da cidade.  Rio das cabaças, lugar onde moravam os índios cuiabases, a lenda da cuia que vá, o Ikuiapa dos bororos, lugar  das lontras brilhantes, etc.
 

As lendas e as origens dos diferentes nomes da cidade,  remetem ao rio o seu primado que fortalece  o topônimo Cuiabá. O nome do rio e o nome de Cuiabá estão intimamente ligados em nome e em construção de uma espacialidade social.
 

O rio é um patrimônio histórico material e imaterial de Cuiabá, pela sua trajetória e significado das relações  criadas durante a sua existência. Do ponto de vista material, serve a vida cotidiana de Cuiabá, entregando a ela sua água fonte de vida par todos nós.
 

Do ponto de vista  imaterial, gerou  significado do nome da cidade, criando lendas, tradições, e é habitação do ribeirinho, grupo social peculiar que tem com  rio uma relação cotidiana intensa.
 

O espaço urbano do Porto Geral, hoje apenas bairro do Porto, tinha limites maiores que o de hoje, e dele emergiram diversos bairros adjacentes, surgidos da região do grande Porto Geral. Hoje a geografia do lugar tem praticamente preservado apenas o núcleo histórico do bairro do Porto. A rua XV de novembro é a sua via central.
 

A partir do descobrimento do Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em outubro de 1722, até a construção da BR 364 na década de 60 do século XX, o Porto era o  elo de ligação da cidade com o resto do mundo. Pelo rio chegavam às canoas, os barcos, navios, e hidroaviões, que trouxeram e levaram  mercadorias, pessoas, diretrizes governamentais, equipamentos para a indústria local, entre outras coisas. Parafraseando o historiador Heródoto, podemos dizer que a cidade de  Cuiabá é um presente do rio que lhe empresta o nome.
 

Diferentes edificações  e espaços urbanos do Porto estão carregados de valor histórico, sentimental e cultural que integram a história do nosso lugar.
No seu auge, o Porto congregava a diferentes casarões de famílias ricas da cidade. Muitos desses casarões eram das famílias Bussik, Ponce de Arruda, os Bulhões, entre muitos que tornaram o Porto um local muito cobiçado para moradia."(www.olhardireto.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário