quarta-feira, 21 de março de 2018

João de Barro: O Pássaro Construtor

Todos os anos antes de iniciar o Outono, eu costumo vistoriar uma casinha do João-de-barro, cujo nome científico é Furnarius rufus, num terreno baldio aqui perto de minha casa. E conforme meus pais me ensinaram, dependendo do lado em que ele faz a porta de entrada é que o vento irá soprar. Neste ano, a entrada está para cima ou seja, o norte, então os ventos virão dos dois lados.
 

E para nossa surpresa pela primeira vez em vinte e três anos, que morro aqui no bairro Flamboynt, um pássaro fez uma casinha num galho do oiti que temos em frente ao portão. Nem precisa dizer que minha mãe ficou super contente, afinal, segundo ela significa fartura.
 

O mais interessante é que a entrada está para o leste, então, os ventos virão do oeste, já fiquei confusa: por que será que aquela que admiro todos os anos está com a entrada para o norte? Bem, se nem os ornitólogos conseguem responder...
 

Reza uma lenda popular que o joão-de-barro seria extremamente ciumento e vingativo. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro. Essa história toda, contudo, não tem o menor fundamento científico. O que não impediu, claro, que ela virasse até tema de uma famosa música caipira, “João-de-Barro”, interpretada pela dupla Tonico e Tinoco.

"Com barro, misturado a esterco, palha e pequenos galhos, o macho e a fêmea trabalham juntos por 18 dias para a construção do ninho. Em média, a casa tem 30 cm de diâmetro e 5 cm de espessura. O casal tem preferência por locais abertos para fazer o ninho, como em árvores isoladas e postes de iluminação. A casa é separada em duas partes por uma divisória: a entrada, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar e é sempre voltada para o norte, evitando que o vento entre, e o interior do ninho.

A sua grande habilidade de manipular o barro dá nome ao passarinho. Outro destaque do joão-de-barro é o canto. Alto e forte, como uma gargalhada, a sua vocalização tem sequência rítmica prolongada como uma canção festiva, crescente e decrescente, e é cantada pelo casal canta nas horas mais quentes e claras do dia.

Outra peculiaridade da casa é a localização da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento. Até hoje os ornitólogos (estudiosos das aves) não sabem como o joão-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantém protegido das intempéries.

Características

O joão-de-barro mede aproximadamente 19 cm. Na parte superior do corpo, ele apresenta cor de ferrugem, na parte inferior, coloração marrom clara. Sua cauda tem uma tonalidade avermelhada.
Encontrado na Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia, o joão-de-barro come insetos, larvas, aranhas, opiliões, moluscos e, ocasionalmente, sementes. A fêmea põe de três a quatro ovos a partir de setembro. A gestação dura de 14 a 18 dias. Os filhotes são alimentados por um período de 23 a 26 dias. Depois, estão prontos para voar e partir"(www.ebc.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário